O Jogo

RUI VITÓRIA RISCOU LUISÃO

AFASTADO O capitão não foi inscrito na Champions mas também é a quinta opção do técnico nas outras provas

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO VÍTOR RODRIGUES

Ao que O JOGO apurou, o treinador disse ao central que estava atrás de Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema, tendo ficado surpreendi­do com a renovação dada por Luís Filipe Vieira, após conversa com o defesa

Luisão viu o seu nome ser preterido na lista de eleitos para a fase de grupos da Liga dos Campeões mas isso apenas veio confirmar de forma mais evidente que o camisola 4 das águias não conta para Rui Vitória na presente época. Ao que O JOGO sabe, o técnico fez questão de, antes da préépoca, explicar ao central que ele seria apenas a quinta opção para a titularida­de, partindo atrás de Jardel, Rúben Dias e dos reforços Conti e Lema.

Aos 37 anos e após a terceira temporada menos utilizado na Luz, com apenas 24 jogos disputados, Luisão viu-se a perder espaço desportivo no plantel das águias desde o início. Com Jardel a passar a ser o capitão em campo e Rúben Dias a manter o protagonis­mo como parceiro habitual do brasileiro, o veterano central viu confirmado­s os sinais de Rui Vitória desde a primeira partida oficial. No jogo frente ao Fenerbahçe, na primeira mão da 3.ª eliminatór­ia da Champions, Luisão ainda foi convocado mas terminou na banca- da, algo que viria a suceder em todas as restantes partidas mas com a nuance de não mais ter voltado a ser chamado. Apesar de contar com a experiênci­a acumulada de Luisão, que está na 16.ª temporada a vestir as cores dos encarnados, o técnico das águias entende que é de fora que o “Girafa” mais pode ajudar o plantel no presente, razão pela qual, ao que apurámos, viu com alguma surpresa a renovação do atleta após as férias. Segundo O JOGO apurou, ao ser confrontad­o com a perda de influência na linha dos titulares, Luisão recorreu a Luís Filipe Vieira, com quem tem relação próxima, para o questionar sobre a renovação. O líder das águias, de resto, terá mesmo garantido ao central que este ficaria no Benfica até quando quisesse dado que está com ele no clube desde que este foi eleito em 2003. Com 127 jogos nas provas da UEFA – 61 na Champions – Luisão está no top 50 de atletas em atividade com mais partidas nas competiçõe­s europeias, numa lista liderada por Casillas: 167 jogos.

A dúvida que subsiste é se o capitão está insatisfei­to com o seu novo estatuto. Por exemplo, antes da visita ao PAOK, o defesa publicou uma mensagem dúbia no “Instagram”: “Treino dos não convocados. ‘Done’ [Feito].” No dia seguinte, passou palavras de incentivo ao grupo na Grécia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal