O Jogo

UMA DÉCADA PARA GRITAR VITÓRIA

Kosovo bateu as Ilhas Faroé por 2-0 e celebrou o primeiro triunfo oficial da história. Festejos eram sonhados desde 2008

- FREDERICO BÁRTOLO

Longo percurso de luta foi coroado com liderança ao segundo jogo na Liga das Nações. Zeneli e Nuhiu marcaram os tentos. Desde 2008 que os kosovares queriam aceitação da FIFA, alcançada em 2016

O Kosovo escreveu ontem a primeira página de glória no futebol ao derrotar por 2-0 as Ilhas Faroé, conquistan­do três pontos que o colocam no topo do Grupo D3 da Liga das Nações, com quatro pontos, já que Malta e Azerbaijão empataram 1-1. Foi também a primeira vitória oficial na história da seleção kosovar.

OKosovoaut­o proclamou-se independen­te da Jugoslávia pela primeira vez em 1990, a partir de 1998 esteve envolvido numa guerra dilacerant­e com a Sérvia e só em 2008, após nova declaração de independên­cia, pediu para pertencer à FIFA. Contudo, só em 2016, o país dos Balcãs se tornou membro de pleno direito da FIFA, disputando a qualificaç­ão para o Mundial, na qual só somou um ponto.

O cresciment­o da seleção advém da capacidade de atrair nascidos no país e descendent­es de pais kosovares para os quadros. Ontem, acumulou o sexto jogo seguido sem perder. Zeneli e Nuhiu carimbaram a história e a festa rebentou em Pristina, no estádio Fadil Vokrri, o ex-presidente da Federação e ex-jogador que foi essencial para o processo de adesão à FIFA e falecido em junho. Foi homenagead­o em cada golo. Até aí a euforia expressou o sentimento.

 ??  ?? Kosovares prestaram homenagem a Fadil Vokrri, ex-líder da federação falecido
Kosovares prestaram homenagem a Fadil Vokrri, ex-líder da federação falecido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal