O Jogo

UMA TAÇA ENTRE A RIVALIDADE

P. FERREIRA Vasco Rocha já jogou no Aves, clube que é um dos grandes rivais dos castores. Sábado há duelo para a Taça da Liga

- JOÃO MAIA

Médio que já represento­u ambos os clubes reconhece que estas partidas são “especiais”, embora defenda que a temperatur­a sobe mais fora do campo do que dentro dele onde o clima é “saudável”

São menos de 20 os quilómetro­s que separam Paços de Ferreira da Vila das Aves. Os dois clubes não são os maiores rivais deste mundo, mas tam- bém não morrem de amores um pelo outro. Os 41 jogos que contam a história de duelos entre pacenses e avenses já meteram subidas de divisão ao barulho e no sábado conhecerão um novo capítulo com a partida referente à primeira jornada do Grupo A da Taça da Liga. Vasco Rocha, médio dos castores, represento­u o emblema do concelho de Santo Tirso antes de chegar à Capital do Móvel e, por isso, viveu os dois lados da rivalidade. “É um jogo especial, mas é uma competitiv­idade saudável. Penso que essa rivalidade existem ais fora de campo”, opinou. Vasco Rocha, então no Aves, perdeu o play-off de subida/ permanênci­a em 2013/14 frente ao... Paços de Ferreira e, na época seguinte, transferiu­se para o rival. “Esse é um jogo que me ficou na memória pois achávamos que íamos pôr o clube na I Liga”, recordou, revelando ter sido “bem recebido” quando voltou à Vila, mas a vestir amarelo e verde. Marco Baixinho, defesa-central do conjunto de Vítor Oliveira disse, em entrevista a O JOGO, que esperava um encontro “equilibrad­o” apesar da divisão que separa as duas equipas. Vasco Rocha concorda com o colega de equipa e não esconde o sonho de tentar uma surpresa num grupo que também tem Rio Avee Benfica .“Vamos tentar fazer com que o jogo

Vasco Rocha represento­u o Aves durante duas épocas e vai na quarta temporada no Paços de Ferreira

seja equilibrad­o. Quanto ao grupo, será difícil fazer uma surpresa, mas tudo faremos para ganhar”, atirou o jogador de 29 anos que nas cinco partidas disputadas esta temporada só foi titular numa delas.

Se a história contar, o favorito é o Paços. Nos tais 41 duelos anteriores, os castores venceram 21, empataram sete e perderam 13. Os dois encontros de 2017/18, na I Liga, fortalecer­am esta estatístic­a pois o Paços empatou em casa e venceu nas Aves. Todavia, o Paços desceu e o Aves salvou-se.

 ??  ?? Vasco Rocha vai defrontar a antiga equipa
Vasco Rocha vai defrontar a antiga equipa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal