O Jogo

Um vice-campeão enxovalhad­o

Espanha de Luis Enrique desfaz Croácia [6-0] à segunda jornada

- ANTÓNIO PIRES

Se a vitória em Wembley, sobre a Inglaterra, já fora uma estreia de sonho para Luis Enrique à frente da Espanha, a goleada de ontem, por 6-0, sobre a vice-campeã mundial Croácia demonstrou que o técnico asturiano está bem lançado para deixar marca na Roja, à semelhança do que fez no Barcelona – conquistou nove títulos em três épocas, incluindo uma Champions. Já os espanhóis estão isoladíssi­mos na liderança do Grupo A4 da Liga das Nações e bem colocados para garantirem um lugar na final-four da prova.

No jogo disputado em Elche, onde a Espanha soma por vitórias os seis jogos aí realizados, a supremacia dos locais foi avassalado­ra e o futebol da equipacomb­inounaperf­eição a pressão alta com a velocidade dos avançados e laterais e a técnica dos médios.

Com seis jogadores do Real Madrid no onze, o primeiro golo nasceu de um passe longo de Sergio Ramos para Carvajal e cruzamento deste para entrada de rompante de Saúl a cabecear para as redes. Nascido em Elche, o colchonero deu o mote para o festival que se seguiu. A pior derrota na história da seleção croata ficou a dever-se a uma exibição coletiva da Espanha a roçar a perfeição, mas a verdade é que houve um jogador que se destacou de todos os demais: Asensio. O atacante merengue fez o 2-0 num tiro de fora da área e em novo míssil disparou à barra, tendo a bola depois batido nas costas de Kalinic antes de entrar. Estava feito o resultado ao descanso, mas a Roja queria mais.

No reatamento, Asensio lançou em velocidade Rodrigo e o atacante do Valência não perdoou. Sempre por cima, na sequência de um canto de Asensio, Sergio Ramos cabeceou à vontade para o 5-0. Para completar a humilhação dos croatas, nova assistênci­a de Asensio e remate indefensáv­el de Isco. Mais poderiam ter sido os golos espanhóis, não fora Kalinic negar um tento a Thiago e alguma falta de pontaria em mais alguns lances de grande perigo da Espanha.

Não contando com a derrota no desempate por grandes penalidade­s nos oitavos de final do Mundial, a Espanha continua invicta desde que foi eliminada pela Itália no Euro’2016. A série vai já em 26 jogos consecutiv­os.

 ??  ??
 ??  ?? Asensio marcou o 2-0, fez o remate que deu o 3-0 e assistiu nos últimos três golos da Espanha
Asensio marcou o 2-0, fez o remate que deu o 3-0 e assistiu nos últimos três golos da Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal