O Jogo

AINDA É POSSÍVEL SONHAR

A derrota de sexta-feira com a Roménia complicou as contas, mas jogadores lusos mostraram que sabem lidar com a pressão. Só a expulsão de Yuri Ribeiro manchou a exibição

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Um golo em cada uma das partes de jogo confirmou a vitória justa de Portugal, que dominou e marcou; primeiro na raça e força, depois com requinte técnico

A Seleção Nacional entrou em campo ciente de que não tinha margem para erro. À hora que os pupilos de Rui Jorge pisavam o relvado já a Roménia ganhava à Bósnia e confirmava as contas que o selecionad­or fizera na véspera: era ganhar ou ganhar! E a Seleção ganhou. Difícil foi marcar o primeiro golo porque os da casa pouco se mostraram e nem a expulsão de Yuri Ribeiro desestabil­izou.

Ao início, parecia que os portuguese­s entraram com a calculador­a na cabeça, mas, depois de Baker e Thomas criarem perigo na área, rapidament­e se organizara­m e impuseram o ritmo de jogo. Difícil era quebrar a barreira defensiva do País de Gales. E foram tantas as jogadas e os cruzamento­s que André Horta se irritou com o desperdíci­o e, na raiva, ainda longe da área, rematou com força e pontaria para a baliza de Pilling.

Na entrada para a segunda parte, Rob Page mexeu e acertou, porque Matondo deu mais profundida­de ao ataque da equipa da casa, algo que a expulsão de Yuri Ribeiro (com um amarelo, deve evitar pôrse a jeito para o segundo) viria a evidenciar. Rui Jorge não se acanhou e, com uma vantagem escassa, também não se encolheu e mandou a equipa jogar ao ataque. Jota, André Horta e João Félix iam respondend­o, esbarrando na organizaçã­o adversária, até que Gil Dias, com apenas 10 minutos de jogo, numa boa jogada de entendimen­to, cruza para João Félix, em remate cruzado, fechar a contagem.

Com estes três pontos somados, a equipa de Rui Jorge tem agora de vencer os dois jogos que se seguem para poder continuar a sonhar com a qualificaç­ão para o Europeu. O vencedor do grupo apura-se, tal como os quatro melhores segundos classifica­dos... e estão a dois pontos.

“Tivemos o controlo total do jogo enquanto houve igualdade numérica. Aí podíamos ter conquistad­o uma vantagem mais confortáve­l” “Se a Roménia tivesse perdido voltávamos a depender só de nós. A Roménia não perdeu... Precisamos de continuar a ganhar”

Rui Jorge

Selecionad­or dos sub-21

 ??  ?? André Horta festeja o primeiro golo e que ajudou a derrubar a muralha galesa
André Horta festeja o primeiro golo e que ajudou a derrubar a muralha galesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal