O Jogo

DA VILA BELMIRO AO SONHO DA I LIGA

Três golos em quatro jogos fazem do extremo Walterson um dos jogadores em destaque neste início de época

- JOÃO MAIA

O jogador passou pelo Santos e até defrontou o Benfica num particular que celebrou o centenário do estádio dos paulistas. O pai chegou a vender botijas de gás para que o filho não deixasse o futebol

Walterson Silva é o nome do momento em Famalicão. Três golos em quatro jogos fa- zem do extremo o melhor marcador dos minhotos e o jo- gador não quer ficar por aqui. “Espero manter esta média de golos. Sou um extremo que gosta de jogar na esquerda, mas também posso jogar a ponta de lança. Procuro aparecer nas zonas de finalizaçã­o, embora também ajude nos processos defensivos”, explicou. Natural de São Gotardo, cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, Walterson tem no pai o adepto número um, até porque o progenitor chegou a fazer vários sacrifício­s para que o filho pudesse jogar. “O meu pai vendia botijas de gás a 50 reais [cerca de 10 euros] para pagar as minhas despesas na escola de futebol”, contou a O JOGO. Agora, o filho está a retribuir. “Já consegui comprar uma casa para ele e conto trazê-lo para Portugal”. Em 2016, o São Bernardo emprestou Walterson ao Santos B. Depois de impression­ar na equipa secundária dos paulistas, o extremo chegou a fazer três jogos pela formação principal, um deles frente ao... Benfica. “Entrei naquela partida que celebrou o centenário da Vila Belmiro [Estádio do Santos]. Foi a primeira vez que joguei contra uma equipa europeia e foi inesquecív­el”, recordou. Acontece que, depois disso, o São Bernardo recusou renovar o empréstimo deWalterso­n. “Olhando para trás, acho que a minha carreira poderia ter tido outro rumo caso continuass­e no Santos. Contudo, também podia continuar lá e não jogar... Quando voltei ao São Bernardo, fiz uma grande época.”

A adaptação ao Minho tem sido “tranquila” e a paixão dos adeptos famalicens­es uma ajuda. “Fiquei arrepiado quando entrei em campo em Paços de Ferreira e vi aquele apoio, aquele barulho. O mesmo aconteceu com o Farense. Fizemos uma viagem de sete horas e, quando entrámos no estádio, tínhamos muitos adeptos”, agradeceu.

“Fiquei arrepiado quando entrei em campo em Paços de Ferreira e vi todo aquele apoio”

Walterson Jogador do Famalicão

 ??  ?? Walterson estreou-se contra equipas europeias frente ao Benfica
Walterson estreou-se contra equipas europeias frente ao Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal