O Jogo

“Vorskla Poltava é inferior ao Sporting”

O técnico luso considera os leões superiores mas alerta para a capacidade de superação dos ucranianos

-

Técnico do Karpaty vai medir amanhã forças com o rival dos verdes e brancos na Liga Europa. Apesar de o Zorya ter eliminado o Braga, vê os clubes nacionais num patamar superior

José Morais destaca a qualidade do ponta de lança do Vorskla e o facto de se tratar de uma equipa madura.

O próximo jogo do Karpaty é contra o Vorskla Poltava, adversário do Sporting na Liga Europa. Que ideia tem desta equipa?

—Vi-os jogar contra o Shakhtar. Têm uma equipa equilibrad­a, possuem um ponta de lança brasileiro, Careca, que é bom, muito forte fisicament­e. Tem alguns jogadores no meio-campo de qualidade. É uma equipa madura, mas comparativ­amente com o Sporting é inferior. O Sporting tem melhores jogadores, melhor equipa. Mas os jogadores e as pessoas na Ucrânia têm grande vontade de mostrarem o que valem e isso ajuda a que se superem nas provas internacio­nais. Como vimos recentemen­te como Zorya frente ao Braga e também contra o RB Leipzig que estiveram a ponto de eliminar, depois de passarem o Braga. O Sporting tem de estar atento, porque na Ucrânia há paixão pelo futebol, há jogadores bons.

Considera o futebol português ainda mais forte que o ucraniano?

—Se compararmo­s os clubes médios/grandes que temos, como são o Braga e o V. Guimarães, mais Benfica, FC Porto e Sporting, temos em Portugal cinco clubes importante­s e de grande dimensão. Na Ucrânia há o Shakhtar e o Dínamo de Kiev que são também dois gigantes e depois os outros clubes não se comparam. É verdade que o Zorya eliminou o Braga, mas penso que este é muito mais clube e forte que o Zorya. Temos depois alguns clubes interessan­tes como Chornomore­ts, o Oleksandry­a que é uma boa equipa. Em Portugal, os grandes permitem que as assistênci­as sejam maiores que aqui. De resto, em termos de condições, os clubes estão bem servidos para trabalharm­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal