O Jogo

“Champions está cada vez mais difícil”

Herrera antevê o arranque para uma prova estratosfé­rica

- CARLOS GOUVEIA

Schalke somou terceira derrota em três jogos

“Já me perguntei se algum dia conseguire­i ganhar a Liga dos Campeões. Penso que a cada ano se vai tornando mais difícil”

Herrera Médio do FC Porto

O FC Porto regressa na terça-feira a Gelsenkirc­hen, palco da histórica vitória na final da Liga dos Campeões em 2004. Foi a última vez que o clube levantou este troféu que, na opinião do seu capitão, é cada vez mais difícil de ganhar. “Já me perguntei se algum dia conseguire­i ganhar a Liga dos Campeões”, considerou o mexicano ao portal Dugout. O sonho, porém, está vivo em vésperas de arrancar a 23.ª participaç­ão – só Barcelona e Real Madrid têm tantas – dos dragões na maior prova de clubes. “Penso que a cada ano se vai tornando mais difícil, mas é uma competição para te entusiasma­r, para ser feliz, jogá-la com alegria e desfrutá-la. Evidenteme­nte, comrespons­abilidadep­orque estamos a representa­r o clube. Penso que através disso, sonhando, vão-se conseguind­o as coisas. Este ano não será exceção. Queremos sonhar e queremos ir passo a passo para ir conquistan­do coisas importante­s”, acrescento­u o capitão dos portistas.

A verdade é que não foi só o horário que mudou na Liga dos Campeões – os jogos passaram para as 20 horas –, agora, sim, faz todo o sentido chamá-la de liga milionária. A UEFA disparou o valor dos prémios pagos aos clubes pela participaç­ão, mas também pela passagem às eliminatór­ias seguintes e ainda o valor por cada vitória e empate durante a a fase de grupos. A bola ainda não rolou e o FC Porto já garantiu mais de 44 milhões de euros por ter entrada direta (15,25 milhões) e ocupar o oitavo lugar na tabela de coeficient­es, um bónus criado para premiar a prestação europeia nos últimos dez anos e que no caso dos portistas correspond­e a 28,8 milhões de euros. Na terça-feira o cheque europeu pode aumentar em mais 2,7 milhões de euros, que é quanto passou a valer a vitória (o empate rende 900 mil euros). Repetir a façanha de 2004 renderia, ao todo, bem mais de 100 milhões de euros, mas a qualificaç­ão para os oitavos de final – objetivo habitual do FC Porto – garante mais 9,5 milhões ao bolo já conseguido.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal