O Jogo

Forte defesa abateu Islândia

Portugal alcança primeira vitória no seu grupo de apuramento para o campeonato da Europa

-

PORTUGAL ISLÂNDIA Multiusos de Sines

A. Milojevic (Mac), A. Faur (Rom) e S. Clivaz (Suí) 12 7 2 9 18 8 7 10 - 5 - 2 80 77 Bélgica, no jogo inaugural, Portugal via-se obrigado a vencer, pois um novo desaire poderia compromete­r em definitivo a passagem à fase seguinte. A verdade é que o selecionad­odeMárioGo­mesnãoentr­ou desinibido em jogo e a maior experiênci­a do adversário – trata-se do 45.º país do ranking da FIBA –, além de a Islândia contar com um jogador de grande estatuto, o canhoto do Barcelona Kari Jonnson, levaram a que o jogo fosse dominado pela formação nórdica no primeiro período.

Portugal, depois, começou a jogar com mais garra e acerto defensivo, lutando por cada bola com empenho e, desta forma, a um minuto e meio do final do segundo período, passou a comandar por 32-31.

Seguiu-se o momento de melhor acerto da seleção lusa, o que a levou a ter uma vantagem de dois dígitos (58-47), mas tudo se esboroou no início do quarto período, com a Islândia a conseguir empatar de novo e colocar-se mais uma vez na frente. A 1m31s do fim vencia, por 74-75, mas a reação portuguesa, a partir daí, foi determinan­te.

Portugal volta a jogar para este torneio em fevereiro, numa deslocação à Islândia. NaSeleçãoN­acionalmer­ecem destaque, além do MVP João Soares, as prestações de José Barbosa, Betinho Gomes e Cláudio Fonseca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal