O Jogo

Maratona tem novo recorde

Kipchoge tirou 1m18s ao anterior máximo

- CARLOS FLÓRIDO

Que dia memorável! Sendo mais raros os recordes mundiais a cada época que passa, Kipchoge superou todas as expectativ­as na maratona e Kevin Mayer foi o primeiro acima de 9100 pontos no decatlo

O que nia noEliud Kipchoge tem 33 anos, domina a distância mais longa desde 2013, mas faltava-lhe uma marca como a que obteve em Berlim (2h01m39s) para ser considerad­o o maior maratonist­a de todos os tempos, superando uma longa lista de heróis que já teve o português Carlos Lopes. Ontem, em Berlim, tirou todas as dúvidas: a 11.ª vitória nas 12 maratonas que já fez – foi segundo na restante, a de Berlim’2013, perdida para um Wilson Kipsang nesse dia recordista mundial – foi com uma marca que retirou 78 segundos ao máximo anterior, uma progressão nunca vista desde 1967. Mas nessa era, quando o australian­o Derek Clayton evoluiu 2m24s de uma vez só, para 2h09m36s, as maratonas estavam longe da competitiv­idade atual.

“Faltam-me as palavras para descrever este dia. Estou realmente agradecido e feliz por pulverizar o recorde. Diz-se que podemos falhar duas vezes, não à terceira”, comentou Kipchoge, um corredor simpático mas discreto, que no ano passado tinha feito 2h00m25 na experiênci­a “Brea king 2” da Nike. Correndo na pista de Monza, com lebres e abastecime­nto permanente, essa marca nunca poderia ser homolo- gada. Aliás, o feito de ontem revelou um Kipchoge bastante... superior.

Superando com facilidade o seu eterno rival, Wilson Kipsang, o queniano campeão olímpico passouà mei ama tempo recorde, mas só teve lebres até aos 25 km. A partir daí, e numa busca solitária pelo recorde, foi mais rápido! A segunda meia maratona, em fantástico­s 1h00m 33s, provou ter feito uma prova em crescendo. “Foi duro correr sozinho. Mas estava confiante, acreditei nos meus treinadore­s e no meu treino”, revelou, admitindo que com ajudas poderia ir mais longe. “Acredito que com boas condições posso fazer melhor”, completou Kipchoge, ainda não sabendo que horas depois surgiria novo herói: Kevin Mayer, rei do decatlo.

“Nunca deixei de acreditar que poderia correr para o recorde. É incrível fazer menos de 2h02, mas acredito que com boas condições consigo ainda melhor” Eliud Kipchoge

Quénia

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal