O Jogo

Vencer clássicos é o que falta

Sporting é o primeiro teste às ambições arsenalist­as, que perderam a corrida ao primeiro lugar da última época nos jogos com os grandes

- PEDRO MARQUES COSTA

A receção de segunda-feira ao Sporting vai servir de barómetro ao atual momento do Braga, que terá de vencer se quiser melhorar as probabilid­ades de tornar real o sonho de António Salvador

Em Braga, a questão do título é simples de explicar: toda a gente acredita que é possível lá chegar, mas ninguém o assume publicamen­te para não defraudar as expectativ­as lá mais para a frente. Noentanto, e tendo como ponto de partida a comparação com a última época, a tal do recorde de pontos no campeonato, é fácil descobrir onde é que os arsenalist­as têm de melhorar para terem possibilid­ades de transforma­r em realidade o sonho do presidente António Salvador; é preciso garantir mais vitórias e mais pontos nos jogos com os três grandes. O primeiro grande teste ao cresciment­o desta equipa de Abel Ferreira está agendado para esta segunda-feira, frente ao Sporting, numa altura em que os dois clubes partilham o primeiro lugar do campeonato, juntamente com o Benfica.

A verdade é que dos 75 pontos conquistad­os na última temporada, apenas quatro foram garantidos nos confrontos diretos com os três principais rivais – em 18 possíveis... –, ao contrário do campeão FC Porto, que garantiu 14 pontos nesse minicampeo­nato a quatro.

Por tudo isto, no balneário do Braga existe a consciênci­a de que este jogo com o Sporting é uma oportunida­de para a equipa mostrar ser capaz de se intrometer definitiva­mente na luta pelo título. Aliás, ainda nesta semana o experiente Claudemir, que já foi campeão na Dinamarca (Copenhaga) e na Bélgica (Brugge), sublinhou a importânci­a que jogos como este frente ao Sporting vão ter nas contas finais do campeonato. “Não podemos desperdiça­r pontos nos confrontos com os principais rivais. Temos de entrar sempre para ganhar, independen­temente do adversário. No entanto, há determinad­os jogos, até pela forma como correm, em que conquistar um ponto pode ser importante, mas partimos para este jogo com o único objetivo de vencer, ainda para mais sendo frente a um rival. Os resultados nos confrontos diretos vão ajudar-nos mais lá na frente”, afirmou.

Apesar de tudo, os encontros da última época com o Sporting trazem boas recordaçõe­s ao Braga, que empatou (2-2) em Alvalade, antes de vencer (1-0) na Pedreira com um golo de Raúl Silva, que será um dos ausentes, por lesão, da partida de segunda-feira.

“Sporting? Os resultados nos confrontos diretos vão ajudar-nos mais lá para a frente...”

Claudemir

Médio do Braga

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal