O Jogo

“ESTAMOS CADA VEZ MAIS FORTES E MELHORES”

SÉRGIO CONCEIÇÃO Apesar de ter apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, o treinador portista está otimista e assegura que a equipa vai dar uma grande resposta em Setúbal

- CARLOS GOUVEIA

O regresso de Danilo voltou a ser saudado pelo técnico que insistiu, também, nas críticas ao antijogo do Chaves. Algo de que não está à espera esta noite

Sérgio Conceição não acredita que Lito Vidigal vá estacionar o autocarro na partida desta noite. O antijogo que apontou ao Chaves há uma semana voltou a ser usado como exemplo do que não gosta de ver os adversário­s fazer, apesar de respeitar todas as estratégia­s. Quanto à do FC Porto, garantiu que não é por jogar em 4x3x3 ou 4x4x2 que se expõe mais aos ataques dos adversário­s. E garantiu que a equipa está em crescendo.

O V. Setúbal vem de um empate, depois de estar a perder por 0-3. Que adversário espera encontrar?

—Os adversário­s tentam as estratégia­s possíveis para contrariar o poderio do FC Porto. As equipas do LitoVidiga­l são bem organizada­s, defensivam­ente trabalham bem. Temos de conhecer o Vitória, individual e coletivame­nte, mas temos de nos preocupar fundamenta­lmente com o que podemos e devemos fazer. Temos bem na nossa cabeça o jogo da Taça da Liga, a dificuldad­e que tivemos perante um adversário que se preocupou não tanto em jogar, mas que o tempo passasse. Admito e aceito, até porque já estive em equipas mais pequenas, que a organizaçã­o defensiva, o rigor, é importante para se conquistar pontos, mas há um limite para isso. Como treinador nunca permitiria o que já vi neste ano e pouco em que estou no FC Porto a uma ou outra equipa fazer para levar a água ao seu moinho e conseguir um pontinho. Não estou à espera disso da equipa do Lito Vidigal, mas de uma equipa que trabalha bem e que vai tentar aproveitar uma ou outra saída rápida para o ataque. O V. Setúbal tem jogadores que dão essas garantias, como se viu nesse jogo na Madeira em que recuperara­m da desvantage­m. Também é sinónimo de carácter e de crença. Estamos preparados para as dificuldad­es.

E que FC Porto é que vai jogar a Setúbal, depois de alguns resultados menos positivos?

—Espero que seja um FC Porto que tenha as mesmas caracterís­ticas do ano passado e que fazem parte do ADN da equipa: muita ambição e determinaç­ão. Uma equipa rigorosa e humilde, respeitand­o o adversário. Estamos cada vez mais fortes e melhores, até pela entrada de um ou outro jogador e pelo trabalho que se tem vindo a fazer. Foi um início complicado a esse nível, não ter jogadores devido a lesões e seleções. No fim do jogo da Champions, disse que o futuro era risonho pelas indicações que vou tendo durante a semana e pela consistênc­ia da equipa. Tenho a certeza de que amanhã [hoje] será mais uma demonstraç­ão dessa consistênc­ia e ambição de ganhar.

Equaciona mudar o sistema para um 4x3x3 puro, tendo em conta que a equipa está a permitir aos adversário­s entrar mais vezes na área?

—O sistema que eu possa definir não dá indicação nenhuma de esperar mais o adversário numa zona mais baixa ou pressionar na frente. Em 4x3x3, pode-se pressionar alto, em 4x4x2, pode-se esperar o adversário mais baixo... Uma coisa não está relacionad­a com a outra. Estrategic­amente e não mudando a identidade da nossa equipa, podemos explorar as fragilidad­es dos adversário­s de outra forma. Aba separa ganhar éa boa organizaçã­o defensiva.

“Como treinador nunca permitiria o antijogo que já vi em algumas equipas”

Sérgio Conceição

Treinador do FC Porto

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal