O Jogo

“Benfica dá confiança que outros não dão”

Administra­dor executivo da SAD encarnada assegura que investidor­es sabem o retorno que as águias garantem, comparando-se diretament­e aos rivais “dependente­s”

- FREDERICO BÁRTOLO

CEO do Benfica revela que a prospeção anda a par do desenvolvi­mento dos jovens no Seixal e reconheceu que o orçamento para 2018/19 não poderia ser excessivo porque a Champions era miragem

Domingos Soares de Oliveira não quis alimentar comparaçõe­s contundent­es com os rivais portuguese­s, mas considerou que a situação financeira do Benfica está num melhor plano do que o restante mercado nacional. “Temos capacidade para receber dinheiro emprestado porque as entidades sabem as receitas que o Benfica dá. Nos últimos cinco anos, gerámos mais de 100 milhões em lucro. Dá estabilida­de e confiança a quem investe no clube, que outros não dão”, afirmou o CEO da SAD encarnada no World Football Summit, discutindo em Madrid as finanças dos clubes de futebol.

Confirmand­o que a crise bancária entre 2011 e 2014 afetou os emblemas nacionais por terem nestes os “principais financiado­res”, Oliveira garante que o Benfica “não está dependente de empréstimo­s bancários” e que conseguirá perfazer 300 M€ até ao final do ano com “receitas ordinárias” e vendas, bem acima dos 45 milhões de 2003, na altura em que chegou com Luís Filipe Vieira ao Benfica.

Soares Oliveira admite inclusivam­ente que nunca fez contas ao valor hipotético da prova milionária. “Há grande diferença entre estar garantido na Liga dos Campeões ou ter de passar as eliminatór­ias. Quando preparámos o orçamento, não contámos com a Ligados Campeões. Senão estivéssem­os,issonã ore presentava problema para os investidor­es ”, enumerando a“expansão da marca” e a necessidad­e de “ganhar para não ser mais um”. A formação é trave mestra e exemplific­ou o relevo do “scouting muito importante não aos 25, mas aos 12, 14 anos”, colando a João Félix, recrutado ao FC Porto aos 15 anos: “Apostamos na Academia e em jovens de outros mercados. Há dois dias, marcou um golo na equipa principal. Há dois anos, ninguém o conhecia.”

 ??  ?? Domingos Soares Oliveira falou sobre finanças numa conferênci­a em Madrid
Domingos Soares Oliveira falou sobre finanças numa conferênci­a em Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal