O Jogo

PROMESSA GIGANTE

Neemias Queta, de 19 anos e 2,10 metros, vai jogar em Utah State, da primeira divisão universitá­ria dos EUA, a antecâmara da NBA

- CATARINA DOMINGOS

O internacio­nal luso foi eleito o melhor poste do último campeonato da Europa de sub-20 (Divisão B) e até já tem uma alcunha a fazer lembrar um certo All-Star da liga norteameri­cana

Com um ar semelhante ao de Giannis Antetokoun­mpo – e por isso adotou a alcunha “The portuguese freak”, enquanto o craque dos Milwaukee Bucks é o “The greek freak” –, Neemias Barbosa Queta já é tido como uma das maiores promessas do basquetebo­l nacional, tendo rumado aos Estados Unidos a sonhar com o que ainda nenhum português alcançou: chegar à NBA. O jovem de 19 anos vai jogar na Universida­de de Utah State, uma das mais prestigiad­as e onde já está o base português Diogo Brito, outro nome bem promissor. E o entusiasmo com o “freak” português – a expressão nasceuporA­ntetokounm­pofazer coisas nunca vistas em campo – não se gerou só do lado de cá. “Ansioso por treinar este jovem e fantástica pessoa”, escreveu o técnico dos Aggies, Craig Smith, nas redes sociais na altura do anúncio, enquanto o adjunto Eric Peterson defendia que o português poderá ser uma das atrações da próxima edição da NCAA.

“Acho que tenho uma capacidade de ressalto muito boa, sou capaz de jogar tanto de frente para o cesto como de costas e uma boa opção para marcar pontos graças à minha eficácia. Mas preciso de ganhar um bocado de massa muscular, mantendo a agilidade, e de melhorar o meu lançamento em áreas mais afastadas do cesto”, descreve a O JOGO o atleta, nascido em Portugal e filho de pais imigrados da Guiné-Bissau.

Formado no Barreirens­e e ao serviço do Benfica na última época, o internacio­nal de sub20 iniciou-se na modalidade quando acompanhou a irmã a um treino. “Um dos treinadore­s do Barreirens­e, Frederico Cabrita, disse-me para experiment­ar e nunca mais deixei de gostar”, completa o o gigante luso, que sobressai pelos 2,10 metros. No entanto, a altura já não deve mudar. “Desde dezembro do ano passado que não cresci um milímetro. Por isso, acho que está confirmado que não cresço mais.”

 ??  ?? Queta foi o melhor poste do Europeu de sub-20 (Divisão B), com médias de 14,1 pontos e 10,3 ressaltos
Queta foi o melhor poste do Europeu de sub-20 (Divisão B), com médias de 14,1 pontos e 10,3 ressaltos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal