O Jogo

João Sousa foi uma fortaleza

Início da digressão do vimaranens­e na China ficou marcado por vitória/maratona no Open de Chengdu

- MANUEL PEREZ

Capacidade de superação ficou bem vincada no encontro ante o americano Tim Smyczek (108.º). João Sousa (50.º) teve match point para vencer em dois sets, mas só o fez em três e ao cabo de quase três horas

Foi com um árduo triunfo, por 7-6 (7/1), 6-7 (7/9) e 6-3, em 2h51, que João Sousa venceu o texano Tim Smyczek e qualificou-se para os oitavos de final do torneio do escalão ATP250,a decorrerem Chengdu, distribu indo o terceiro maior prize money das provas dessa categoria (1183360 dólares ). Esteéo primeiro dos três eventos que o vimaranens­e joga na China, seguindo-se o ATP500 de Pequim e o Masters 1000 de Xangai. Depois, regressa à Europa, para tentar ajudar Portugal a manter-se no Grupo 1 da Taça Davis, na receção à África do Sul – ao que tudo indica no indoor de terra batida do CIF (Restelo) – encerrando a época nos torneios de Basileia e Paris/Bercy.

No 50.º encontro de singulares da atual temporada, João Sousa obteve a 26.ª vitória, não se perturband­o com o facto de o adversário lhe ter anulado um match point (7/6) no tiebreak do segundo set, levando a contenda para uma terceira partida. Um break (4-2) foi suficiente para ficar à espera do vencedor do confronto de hoje entre o canadiano Vasek Pospisil (86.º) e o moldavo Radu Albot (102.º).

Em termos gerais, o desempenho do português e sétimo cabeça de série assentou na construção de uma fortaleza física e mental, para além de ter seguido à risca a estratégia montada com a ajuda do treinador Frederico Marques. Por outro lado, essa fortaleza também lhe permitiu estancar a agressivid­ade de um adversário que fez 16 ases, mas sem conseguir um tão bom retorno no primeiro serviço como o minhoto, que, nesse capítulo, ganhou 80 por cento dos pontos. Hoje, em pares, João Sousa e o argentino Guido Pella enfrentam o americano Cerrtani e o israelita Erlich.

“Um triunfo muito difícil e com uma grande exigência física e mental”

João Sousa

50.º do ranking ATP

 ??  ?? Um dos pontos altos da exibição de João Sousa esteve na eficácia do primeiro serviço
Um dos pontos altos da exibição de João Sousa esteve na eficácia do primeiro serviço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal