O Jogo

Rui Costa regressa ao top 10

Alejandro Valverde é o novo campeão mundial

- FREDERICO BÁRTOLO

Rui Costa até bateu no guiador com raiva por as pernas lhe falharem na entrada para as rampas de 28%, mas somou mesmo o terceiro top 10 em Mundiais. 2018 foi o ano mais regular dos lusos

A Seleção Nacional tem tudo para sentir orgulho pelo desempenho nos Mundiais de Innsbruck, na Áustria. Depois do quinto lugar de Nelson Oliveira no contrarrel­ógio, Rui Costa fechou no top 10 a prova de fundo, cumprindo a meta estabeleci­da à partida para os 252,9 km. Não foi o melhor desempenho da formação nacional, já que o poveiro venceu em Florença em 2013, mas Innsbruck consagrou a regularida­de: pela primeira vez, Nelson e Rui finalizara­m nos primeiros dez ciclistas nas respetivas especialid­ades. Não se notou o menor ritmo de Rui Costa, afastado metade da época por lesão. Respondeu bem e, ladeado por Nelson até à penúltima subida – Tiago Machado e Rúben Guerreiro, este último devido a queda, já tinham abandonado –, seguiu todos os movimentos principais. Peter Sagan (Eslováquia) cedera há muito a possibilid­ade do quarto título seguido e foi a Holanda, com ataques sucessivos, a deixar para trás a rival Itália. Só Gianni Moscon resistiu. Rui foi atrás de Michael Valgren na descida, porém, sem entendimen­to, as maiores diferenças fizeram-se na última ascensão, de 2,8 km e com inclinação média de 11,5%, mas com rampas a 28%. Rui bateu no guiador, lamentando a falta de pernas para o ritmo de Romain Bardet, que até deixou o favorito e compatriot­a francês Julian Alaphilipp­e derreado. Michael Woods (Canadá) e Alejandro Valverde (Espanha) acompanhar­am-no, Tom Dumoulin acercou-se no fim, contudo o ouro foi mesmo paraVal verde.

“Numa época com vários problemas, acabar no top 10 é gratifican­te” Rui Costa Ciclista português

E 43 segundos depois, Rui Costa fechava no décimo posto, o terceiro top 10 em Mundiais. Orgulhoso, pois claro: “Sabia que a última subida era muito inclinada para mim. Tentei entrar num grupo, mas tive de gerir. Numa época com vários problemas, acabar no top 10 é muito gratifican­te.” Nelson Oliveira foi 39.º, a 5 minutos, e elogiou a “merecida” vitória de Valverde, seu companheir­o de longa data.

 ??  ?? Rui Costa com o selecionad­or nacional José Poeira
Rui Costa com o selecionad­or nacional José Poeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal