O Jogo

“Quem está no cimo pressiona os outros”

Silva vê os guerreiros com fôlego para o título

- ELPÍDIO SILVA PEDRO ROCHA

Certo de que a próxima jornada será “crucial”, Silva distingue o Boavista campeão em 2000/01, em que “tudo dava certo”, do Braga das últimas épocas, “programado para andar nos lugares cimeiros”

A liderança do Braga não será uma situação passageira. Elpídio Silva, ex-avançado dos bracarense­s (entre 1998 e 2000), assistiu ao engrandeci­mento do clube, incluído no panorama europeu, e tem a certeza de que terá músculo suficiente para se manter agarrado ao primeiro lugar. “O Braga foi programado para andar nos lugares cimeiros. Tem crescido muito nos últimos anos, tornou-se conhecido na Europa e tem investido muito. Está completame­nte diferente daquele Braga que eu conheci quando cheguei a Portugal. Não me surpreende nada que estejam em primeiro lugar. Fizeram por merecêlo”, comentou.

Estando o clássico BenficaFC Porto agendado para a próxima ronda do campeonato, Silva acredita até que o Braga dispõe de uma excelente oportunida­de para capitaliza­r o primeiro lugar. “Pode ser uma jornada crucial. O Braga deve fazer os possíveis por se distanciar. Quando uma equipa está lá em cima exerce sempre grande pressão sobre os outros candidatos. Tudo corre bem a quem está lá em cima”, referiu, juntando à sua análise o detalhe de que os crónicos candidatos ao título se atrasaram no assalto ao plano mais elevado do pódio. “O Benfica começou muito bem, mas depois teve uma quebra grande e até empatou em Chaves. O FC Porto também tem revelado dificuldad­es, como se viu no jogo com o Tondela. Já o Sporting foi a equipa que teve mais problemas durante a preparação da época, reflexo do que aconteceu no final da época anterior. É um contexto favorável, mas o Braga tem de saber aproveitá-lo, fazendo pontos de gordura e ganhando preferenci­almente os jogos com os grandes em casa”, disse, referindo-se à necessidad­e de ganhar algum avanço. “Quem está lá em cima dificilmen­te falha. As coisas correm sempre melhor aos líderes, que passam a ser olhados pelos adversário­s com respeito e medo”, explicou ainda.

“É um contexto favorável. O Braga tem de aproveitar, fazendo pontos de gordura”

“São momentos diferentes. Tudo dava certo no Boavista, o Braga tratou de se estruturar”

Elpídio Silva

Ex-jogador de Braga e Boavista

O antigo Pistoleiro apercebeu-se de que os “adversário­s” se encolhem perante os líderes quando foi campeão pelo Boavista e tem a certeza de que há algum tempo que o Braga conquistou esse respeito. “São momentos diferentes. Tudo dava certo no Boavista, já o Braga tratou de se estruturar para ser campeão. Em 2000/01, as coisas começaram a correr às mil maravilhas na segunda volta, embora o Boavista tivesse grandes jogadores e um excelente treinador. O Jaime Pacheco puxava muito por nós. Saía um, entrava outro e a equipa mantinha-se forte”, recordou Silva, consideran­do “relativame­nte” precoce a ascensão dos arsenalist­as ao cume da classifica­ção. “Era preferível que o Braga alcançasse o primeiro lugar na segunda volta. Ainda estamos no começo, as equipas ainda estão a organizar-se, com os jogadores longe da forma ideal. É sempre preferível andar no grupo da frente”, sublinhou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal