O Jogo

Jonas ataca golo 100

Brasileiro já está nos dez melhores goleadores do Benfica no campeonato e a média de eficácia (0,88%) impression­a, colocando-o como o quarto melhor da história encarnada

- FREDERICO BÁRTOLO

A evolução de Seferovic no onze deverá justificar a aposta no suíço para a frente de ataque, porém Rui Vitória tem vindo a dar minutos de competição a Jonas. Pistolas é arma de recurso

Celebrou-se ontem o quarto aniversári­o do primeiro golo de Jonas pelo Benfica. Diante do Arouca, na Luz, e logo no primeiro jogo de vermelho e branco, o Pistolas começou a construir o nome pelo qual as bancadas suspiram. E, verdadeira­mente, nunca mais parou. Leva 99 golos no campeonato em 112 jogos e prepara o jogo com o FC Porto com o número 100 na cabeça, galeria que ainda só tem nove nomes e Eusébio no destaque maior (315).

Jonas está a 13 golos de igualar Cardozo e a 26 de Nuno Gomes e Rogério Pipi, nomes tangíveis para o goleador brasileiro, bastando ver que a pior época na liga resultou em 13 tentos. Ainda assim, o que mais impression­a é a rapidez com que Jonas chegou a estes números: 99 golos, distribuíd­os por cinco épocas, consolidam uma avassalado­ra média de tentos por jogo de 0,88%. Melhor só Julinho (1,05%), Eusébio (1,04%) e José Águas (1,03%), em épocas bem diferentes no que toca à proliferaç­ão de resultados volumosos.

Seferovic é titular há sete jogos, aproveitan­do a lesão de Castillo e Jonas e as exibições débeis de Ferreyra. O suíço marcou dois golos e correspond­eu na manobra ofensiva. Assim, para o clássico, deverá continuar como principal referência do ataque encarnado, relegando Jonas para o banco de suplentes. Depois de recuperado dos problemas nas costas (cervicalgi­a e lombalgia), Rui Vitória tem dado minutos ao camisola 10, sinal de que confia no regresso à melhor condição. Jogou 18 minutos com o Aves e 10 em Chaves. Em Atenas, reduzido a dez, a opção passou por segurar o resultado. Frente aos dragões, pode ser uma arma para um futebol mais combinativ­o.

 ??  ?? Jonas recuperou de lesão e tem sido lançado progressiv­amente, a pensar no FC Porto
Jonas recuperou de lesão e tem sido lançado progressiv­amente, a pensar no FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal