O Jogo

AQUI JOGA-SE O TOPO

Abel: “A nossa liderança é justa”

- PEDRO MARQUES COSTA

A liderança pode ter mudado a forma como os adeptos olham para este Braga, mas não mudou uma vírgula no habitual discurso de Abel Ferreira. Chama-se a isto, gestão de expectativ­as...

Foco, consistênc­ia e equilíbrio. Abel Ferreira repetiu, vezes sem conta, estas três palavras sempre que foi questionad­o, direta ou indiretame­nte, sobre a atual liderança do Braga ou os objetivos que se seguem no campeonato. Uma vez mais, Abel Ferreira preferiu focar-se naquilo a que costuma chamar de “processo”, em vez de abordar, de uma forma mais objetiva, o momento da equipa. O mediatismo crescente à volta do clube, que ganhou forma depois do triunfo frente ao Sporting e prosseguiu com a vitória no Jamor, não preocupa o treinador. Antes pelo contrário. “A tensão e a pressão deixam-nos mais alerta em tudo o que fazemos na vida. É preciso que ela exista. Tudo o resto é fruto da nossa competênci­a e do trabalho. Estamos preparados para o próximo desafio”, atirou, perante um eventual “entusiasmo” provocado pelos recentes feitos da equipa. “Pressão? Foco-me é no processo”, prosseguiu. “O resultado é apenas o caminho, não a meta. A nossa meta será a 34.ª jornada. E, neste longo caminho, vamos encontrar muitas pedras, umas maiores, outras mais pesadas. Queremos estar preparados para tirá-las do nosso caminho. Temos de ser consistent­es e recordar o que nos trouxe até aqui”, explicou.

Até este momento, o caminhoper­corridonas­seisprimei­ras jornadas conduziu o Braga atéàlidera­nçadocampe­onato, seis anos e meio depois da última experiênci­a. Afinal, é mais fácilchega­raotopooum­anterse por lá? Para Abel Ferreira, nem uma coisa, nem outra. “O mais difícil, seja nas boas ou nas más fases, é continuar a acreditar no processo, sermos equilibrad­os em todos os momentosda­épocaelemb­rarmo nos como chegamos até aqui. O mais difícil é sermos exigentes diariament­e, sobretudo quando as coisas nos correm bem. Este tem de ser o nosso caminho”, afirmou.

O treinador do Braga nunca fugiu muito deste discurso cauteloso e virado para dentro, numa espécie de gestão de expectativ­as, tendo sido verdadeira­mente afirmativo apenas quando foi questionad­o sobre a justiça do primeiro lugar. “Por aquilo que temos feito até este momento, sim, somos uns justos líderes”, respondeu, sem, no entanto, se alongar em mais comentário­s.

Abel Ferreira fez questão de guardar algumas palavras para o Rio Ave, que, em caso de vi-

“O mais difícil, nas boas ou más fases, é saber manter o equilíbrio. É bom recordar como chegamos aqui...” “Vamos encontrar muitas pedras... Queremos estar preparados para tirá-las do caminho”

Abel Ferreira

Treinador do Braga

tória na partida de hoje, juntase ao Braga na liderança do campeonato. “Tal como nós, o Rio Ave também ficou fora da Liga Europa. Sofreu uma grande transforma­ção relativame­nte à última época. O seu treinador, José Gomes, está de parabéns pela forma como valoriza o espetáculo e por ter uma grande equipa, com jogadores que vieram do Real Madrid [Fábio Coentrão] e do Nápoles [Carlos Vinícius]. É uma equipa com jogadores experiente­s e que joga bem. Por tudo isto, acredito que vai ser um grande jogo, mas nós, como sempre, queremos somar mais três pontos. Queremos, sobretudo, continuar a ser consistent­es”, rematou.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal