O Jogo

Equipa “mais portuguesa” foi esquecida

Apesar de ser líder, Fernando Santos voltou a não convocar jogadores do Braga para a Seleção Nacional

- PEDRO MARQUES COSTA

Na última jornada, só o V. Setúbal utilizou mais portuguese­s do que o Braga. Apesar disso, o selecionad­or Fernando Santos voltou a ignorar os jogadores do atual líder do campeonato

Tiago Sá, Sequeira, João Novais, Esgaio, Ricardo Horta e Wilson Eduardo foram titulares frente ao Belenenses, Paulinho e Fábio Martins entraram na segunda parte, mas nenhum deles, apesar da liderança do Braga no campeonato, mereceu uma oportunida­de de Fernando Santos na Seleção Nacional. “Sempre respeitei as opções dos treinadore­s, assim como os meus jogadores que ficam de fora também respeitam as minhas”, afirmou Abel Ferreira, quando confrontad­o com a última convocatór­ia do selecionad­or. Apesar do “respeito” demonstrad­o por Fernando Santos, o treinador lançou um novo dado para a discussão: o Braga é uma das equipas mais portuguesa­s de Portugal. “O selecionad­or sabe que tem aqui um vasto cardápio à escolha. Também sei que ele sabe que nós somos, porventura, a equipa mais portuguesa de Portugal. Apesar disso, as opções são dele e eu, enquanto português, quero é que a Seleção jogue bem e vença. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, de preferênci­a bem feito, e tudo acontecerá com naturalida­de”, acrescento­u.

A verdade é que só o V. Setúbal utilizou mais jogadores portuguese­s do que o Braga na última jornada (nove, contra os sete dos arsenalist­as), enquantoos­trêsgrande­sficaram longe desses números: Benfica teve cinco em Chaves, o FC Porto dois na receção ao Tondela e o Sporting três no triunfo sobre o Marítimo.

A riqueza do plantel do Braga ganha especial evidência no nome dos utilizados no Jamor, mas, sobretudo, no potencial ou qualidade dos que ficaram de fora, como são os casos de Marafona, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Palhinha, Fransérgio, Xadas ou Trincão. Por isto, os defensores da tese de que o Braga é mesmo candidato ao título têm na profundida­de do plantel um dos principais argumentos. No entanto, Abel Ferreira discorda, em parte, dessa aparente constataçã­o. “É verdade que o Braga tem um plantel equilibrad­o, mas o Rio Ave, o Benfica, o FC Porto e o Sporting também têm... A maioria das equipas tem dois jogadores por posição. Não controlo o que as pessoas pensam, dizem ou escrevem. O que eu controlo são as nossas tarefas. E esse é o grande segredo do nosso sucesso”, afirmou.

 ??  ?? Paulinho já esteve na pré-convocatór­ia de Portugal para o Mundial da Rússia
Paulinho já esteve na pré-convocatór­ia de Portugal para o Mundial da Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal