O Jogo

“Seferovic provou ser um lutador”

Três cartões vermelhos seguidos só há 16 anos

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Os centrais Conti, Rúben Dias e Lema não terminaram os três últimos encontros, cenário que tinha acontecido com exáguias em abril e maio de 2002 frente a Sporting, Boavista e Marítimo

Com três expulsões em jogos consecutiv­os (Chaves, AEK e FC Porto), o Benfica atravessa um período disciplina­r pouco comum em qualquer equipa. E se esta situação já é rara, os vermelhos exibidos ainda tiveram um denominado­r comum, uma vez que Conti, Rúben Dias e Lema são defesas-centrais. Para encontrar uma série semelhante, é preciso recuar 16 anos. Em 2001/02, época em que os encarnados foram orientados por Toni e Jesualdo Ferreira, o Benfica terminou a temporada com um registo igual ao verificado atualmente.

Na altura, a antepenúlt­ima jornada do campeonato foi o início deste registo negativo. Num dérbi com o Sporting, apitado por Martins dos Santos, Argel e Zahovic receberam ordem de expulsão aos 89’. Ambos viram duplo amarelo nesse minuto. Na ronda seguinte, o emblema da Luz recebeu o Boavista e Pesaresi repetiu o exemplo da dupla de companheir­os, ao ver a cartolina vermelha aos 76’. A deslocação aos Barreiros, a fechar uma liga em que as águias terminaram no quarto lugar, também não acabou sem sanção disciplina­r para Toni, lateral-direito expulso com vermelho direto, exibido pelo árbitro Lucílio Baptista aos 84’. Antes dessa época, em 2003/04, os encarnados tiveram um cenário com contornos similares. Orientados por José António Camacho, as águias terminaram em inferiorid­ade numérica com FC Porto, Nacional e Moreirense, entre a quinta e sétimas jornadas da liga. No entanto, esta série não foi averbada de forma ininterrup­ta, pois entre a deslocação às Antas, em que Ricardo Rocha foi expulso por Lucílio Baptista e a receção ao Nacional (o juiz João Vilas Boas mostrou o segundoama­reloaTiago­aos80’),o Benfica disputou a primeira jornada da então Taça UEFA, frente ao La Louvière, encontro sem vermelhos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal