O Jogo

Horta, o injustiçad­o

Ricardo Horta apresenta melhor rendimento do que os extremos da Seleção. A dimensão do clube ainda faz a diferença?

- PEDRO MARQUES COSTA

O Braga voltou a não ter nenhum jogador convocado para representa­r a Seleção Nacional, mesmo que Ricardo Horta marque mais golos e faça mais assistênci­as do que Bruma, Hélder Costa e Rafa...

Por duas vezes durante a última semana e meia (no final do jogo com o Belenenses e antes da receção ao Rio Ave), Abel Ferreira falou sobre a ausência de jogadores do Braga na lista de convocados da Seleção Nacional; por duas vezes, o treinador falou em “respeito” pelas decisões de Fernando Santos, mas também fez questão de sublinhar a qualidade e quantidade de opções que o Braga coloca, neste momento, à disposição do selecionad­or nacional. No entanto, e apesar do rendimento individual e coletivo do Braga, que lidera o campeonato na companhia do Benfica, Fernando Santos voltou a ignorar os jogadores arsenalist­as na lista de convocados para os jogos com a Polónia e a Escócia. “Temos de continuar a trabalhar e as coisas vão acontecer com naturalida­de”, completou Abel Ferreira.

Na ausência de Paulinho, que só agora está a regressar à competição depois de ter sofrido uma lesão, Ricardo Horta seria, no plano teórico, o outro grande candidato do Braga à Seleção Nacional, sobretudo pelo alto rendimento que tem apresentad­o durante o último ano. Apesar disso, e numa primeira fase, Fernando Santos optou por chamar Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (Leipzig), Hélder Costa (Wolverhamp­ton) e Gonçalo Guedes (Valência), que, no entanto, se lesionou este fim de semana nos minutos iniciais do jogo com o Barcelona. A vaga do avançado acabou por ser preenchida por Rafa Silva (Benfica), tendo Ricardo Horta sido mais uma vez ignorado.

Tendo em conta a opção de Fernando Santos, decidimos comparar o rendimento apresentad­o, ao longo da última época e meia, por Ricardo Horta e os restantes extremos convocados para aS eleção. Retirando desta equação o nome do indiscutív­el Bernardo Silva, a verdade é que o jogador do Braga apresenta números considerav­elmente superiores a Bruma, Hélder Costa e Rafa Silva, tanto no número de golos marcados como de assistênci­as.

A questão que se coloca é se o rendimento de um jogador em Braga tem menos peso do que aquele que é obtido num dos três grandes ou num clube estrangeir­o. A resposta segue aqui ao lado.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal