O Jogo

Rafa substitui Gonçalo Guedes

A lesão sofrida por Gonçalo Guedes levou Fernando Santos a chamar o camisola 27 do Benfica, numa convocatór­ia que tem no extremo dos Wolves a novidade absoluta

- PEDRO RIBEIRO

Líder do Grupo A3 da Liga das Nações, Portugal visita a Polónia na quinta-feira com algumas alterações na lista inicial. Rafa regressa às opções após dois anos de ausência e Hélder Costa está pronto a ajudar

A Seleção Nacional começou ontem a preparar o seu segundo jogo no Grupo A3 da Liga das Nações – visita a Polónia nesta quinta-feira – e Fernando Santos teve de acrescenta­r de “emergência” Rafa à lista dos 25 convocados, que tem em Hélder Costa o estreante absoluto.

O camisola 27 do Benfica foi chamado à última hora para suprimir a baixa de Gonçalo Guedes, devido à lesão sofrida no adutor esquerdo pelo avançado do Valência no 1-1 com o Barcelona de domingo, contraried­ade que proporcion­a o regresso de Rafa à Seleção após dois anos de ausência.

O extremo-direito foi uma das escolhas para o Europeu de França, mas depois desaparece­u do mapa sem deixar grande rasto. Tinha sido utilizado pela última vez a 1 de setembro de 2016: entrou aos 62’ no 5-0 sobre Gibraltar, num encontro de preparação realizado no Estádio do Bessa.

Rafa manteve-se nas opções para a visita à Suíça (6 de setembro), mas não jogou no desaire da primeira jornada da fase de qualificaç­ão para o Mundial da Rússia. Numa época em que já vai com quatro golos pelo Benfica em dez jogos, o extremo pode carimbar a 11.ª internacio­nalização pela Seleção, enquanto Hélder Costa está à beira da estreia absoluta.

O extremo-direito do Wolverhamp­ton foi presença assídua nos escalões de formação, mas a sua última participaç­ão ocorreu a 26 de março de 2016 pela seleção olímpica: entrou aos 76’ nos 5-0 sobre o México, em jogo de preparação. Realçando ser “um sonho realizado”, Hélder Costa prometeu para esta sua primeira vez “trabalhar ao máximo para conseguir jogar e ajudar a Seleção”, dando o mote para a Polónia: “Esperamos um jogo de dificuldad­e elevada. Queremos conquistar os três pontos e é por isso que vamos lutar”, afirmou Hélder Costa, pouco recetivo a explicar o porquê de ter sido obrigado a sair do país, não tendo conquistad­o um lugar no Benfica: “Na formação sabemos que nem todos vão chegar às equipas principais. No meu caso não consegui, tive de fazer pela vida e agora estou bem. Espero que continue assim.”

“É um sonho. Vou trabalhar ao máximo para conseguir jogar e ajudar a Seleção”

Hélder Costa Extremo da Seleção Nacional

 ??  ?? Rafa, aqui com Mário Rui, voltou às opções de Fernando Santos por lesão de Guedes
Rafa, aqui com Mário Rui, voltou às opções de Fernando Santos por lesão de Guedes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal