O Jogo

DALOT, O COMANDANTE DA INVASÃO INGLESA

O lateral-direito é a grande aposta de Rui Jorge para os jogos frente a Liechtenst­ein e Bósnia que serão decisivos nas contas do apuramento para o Euro’2019

- IRENEU RIBEIRO

Caso raro na seleção: sete dos 23 eleitos atuam no país de Sua Majestade: João Virgínia, Rúben Vinagre, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Gil Dias, Diogo Jota e Diogo Dalot, que encantou a crítica inglesa

Diogo Dalot é uma das referência­s de uma seleção que ainda sonha com o apuramento para o Campeonato da Europa de 2019, em Itália e São Marino. As contas lusas obrigam a vencer Liechtenst­ein e Bósnia e depois esperar por um deslize da líder Roménia. A outra forma de chegar à fase final é ser um dos quatro melhores segundos classifica­dos dos nove grupos.

Aos 19 anos, Dalot está a atravessar uma fase brilhante na carreira com estreias na Liga dos Campeões e Taça da Liga pelo Manchester United. E fê-lo com tal categoria que foi considerad­o como o melhor da equipa nesses jogos, tendo sido o único a constar acima dos sete pontos (7,5), numa escala de 0 a10.E acríticaé tão exigente que apenas o guarda-redes De Geaeoext remo Martial tiveram notas acima do... seis!

Dalot apenas cumpriu quatro jogos nesta fase de apuramento e volta às opções para ser titular. De Inglaterra viajaram mais seis dos convocados por Rui Jorge, numa invasão provenient­e das ilhas britânicas nunca vista neste escalão. Da Premier League embarcou ainda a dupla Diogo Jota, capitão da equipa, e Rúben Vinagre, ambos com destaque na equipa de Nuno Espírito Santo. Aliás, ontem, Vinagre agradeceu a Jota, “sempre um bom colega de equipa”, contando que o colega nos Wolves lhe explicou “a forma como as coisas funcionava­m” nos sub-21, “facilitand­o a integração”.

Além destes, destaque para as presenças do aniversari­ante (completa hoje 19 anos) João Virgínia dos sub-21 do Everton e do trio do Nottingham Forest, do Championsh­ip: João Carvalho, Gil Dias e Diogo Gonçalves. Uma autêntica legião anglófona a que se pode juntar André Horta, por atuar nos norte-americanos do Los Angeles FC. O outro “estrangeir­o” é o luso-francês Pereira Lage, do Clemont Foot.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal