O Jogo

REVOLUÇÃO CONDUZ A NOVO SUCESSO

RIO AVE Apesar da mudança radical no plantel, os vila-condenses recompuser­am-se e têm surpreendi­do sob o comando de José Gomes O lançamento de jovens desconheci­dos e a aposta em jogadores experiente­s tem sido uma receita de sucesso dentro de uma ideia de

- ANDRÉ VELOSO GOMES

Será possível alcançar o sucesso no futebol após uma profunda remodelaçã­o num plantel? Ocaso do Rio Aven estatem por adaé paradigmát­ico. Depois de uma época em que o clube conquistou o quinto lugar, igualando a melhor classifica­ção de sempre e praticando um futebol de risco, pouco usual em equipas desta dimensão, contando que saiu o treinador Miguel Cardoso, e que o plantel perdeu a maioria dos titulares, poucos esperariam que, nesta altura, os vilaconden­ses estivessem na quarta posição, mostrando um futebol personaliz­ado e com elevado nível.

De regresso a Portugal após vários anos a trabalhar em diferentes países, o técnico José Gomes até entrou mal na época, sendo eliminado da Liga Europa pelos polacos do Jagielloni­a, mas, aos poucos, e mesmo contando com um inusitado número de lesionados, conseguiu impor o seu cunho. Saíram do plantel praticamen­te todos os titulares, alguns deles prepondera­ntes, casos do guarda-redes Cássio, do central Marcelo, dos médios Pelé, João Novais e Francisco Geraldes e do avançado Guedes, sendo que, por exemplo, no último jogo, frente ao Braga, apenas“sobreviver­am” Nadjack e Diego Lopes do plantel anterior. Do onze-base de 2017/18 ficaram Nélson Monte e Tarantini, mas o central esteve lesionado e entretanto perdeu o lugar, tal como o médio, por opção técnica. Com uma equipa totalmente renovada e uma ideia de jogo ofensiva e baseada na posse de bola, José Gomes tem surpreendi­do neste arranque.

No plano individual, o guarda-redes Léo Jardim, o central Borevkovic e o médio Jambor, desconheci­dos em Portugal, têm mostrado talento, mas há mais para ver neste Rio Ave, com destaque para o renascido Fábio Coentrão, para o criativo Schmidt ou o matador Carlos Vínicius. Emprestado­s por FC Porto e Sporting, respetivam­ente, Galeno e Gelson Dala têm feito a diferença no ataque.

 ??  ?? Carlos Vinícius e Galeno, aqui com Diego Lopes, são duas caras novas
Carlos Vinícius e Galeno, aqui com Diego Lopes, são duas caras novas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal