O Jogo

Vila Real, Loures e Sertã fazem a festa

As bolas da sorte deixaram praticamen­te todos os clubes felizes, sobretudo os grandes, por jogarem contra equipas do Campeonato de Portugal

- IRENEU RIBEIRO

Desengane-se quem esperava jogos quentes nesta eliminatór­ia: é hora de os pequenos mostrarem os dentes aos grandes, já que o sorteio apenas ditou apenas três embates entre equipas profission­ais

As bolas foram mesmo da sorte para os três grandes que têm deslocaçõe­s acessíveis e logo em vésperas de jornada europeia. O sorteio foi célere a despachar as surpresas já que o Sertanense-Benfica e o Vila Real-FC Porto foram precisamen­te os dois primeiros emparelham­entos conhecidos. O Sporting também não precisou de esperar muito para saber que ia ali ao lado, a Loures [ver mais na breve ao lado].

Os encarnados deslocam-se à Sertã, da Série C do Campeonato de Portugal (CdP), e serão protagonis­tas de um confronto inédito entre ambas as formações no futebol português – a título de exemplo, a equipa da Sertã, orientada por João Manuel Pinto, antigo central dos dragões e do Benfica, já defrontou o FC Porto em três edições distintas. Quanto ao Sporting, visita um clube que é adversário do Sertanense no CdP, um Loures que defrontou na mesma competição,em 1981/82, e que venceu por 3-0, com um bis de António Oliveira e um golo de Mário Jorge. Quanto ao campeão nacional, tem de atravessar o Marão para visitar um velho conhecido. Num total de seis confrontos – quatro para a Taça de Portugal (1958/59, 1990/91 e duas vezes em 1991/92) e duas para o Campeonato de Portugal – anos 20 –, os dragões venceram sempre e por uma diferença abissal: 35 golos marcados e dois sofridos.

Numa eliminatór­ia que contou com a presença de 64 clubes de quatro escalões diferentes – 18 da I Liga, nove da II Liga, 32 do Campeonato de Portugal e cinco dos campeonato­s distritais –, o atual detentor da Taça de Portugal, o Aves, vai entrar em campo no sintético do Sacavenens­e. O Braga, que partilha a liderança do campeonato com o Benfi- ca, também tem uma deslocação acessível e que dista a apenas 50 km: Felgueiras, outro clube das provas nacionais.

O momento de maior emoção foi vivido pelo presidente do Sertanense, Paulo Farinha, sobretudo por considerar que a população local merece um dia especial depois dos incêndios que consumiram 70 por cento da paisagem do concelho e espalharam as cinzas e a morte pelos concelhos vizinhos, resultando no incêndio mais mortífero de sempre no país. O futebol irá levar o conforto àquelas gentes.

“Tudo faremos para jogar com o Benfica em casa. A Sertã merece”

Paulo Farinha

Presidente do Sertanense

 ??  ?? Cidade do Futebol, no Jamor, recebeu o sortei oda 3.ª eliminatór­ia da Taça
Cidade do Futebol, no Jamor, recebeu o sortei oda 3.ª eliminatór­ia da Taça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal