O Jogo

RICARDO NAS MÃOS DE ABEL

OPÇÕES Internacio­nal português já treina sem limitações. Regresso está para breve

- PEDRO MARQUES COSTA

Central está recuperado da lesão que o mantém afastado da competição desde o início do ano e já tem trabalhado com o restante plantel. Regresso depende de uma decisão técnica

No primeiro jogo de 2018, mês e meio depois de se ter estreado pela Seleção Nacional, num particular frente aos Estados Unidos, Ricardo Ferreira voltava a lesionar-se com gravidade. Foi no dia 3 de janeiro, no Estádio do Bessa, que o defesa-central, após um lance aparenteme­nte inofensivo com o boavisteir­o Vítor Bruno (agora no Feirense), sofreu a segunda lesão ligamentar da carreira no joelho direito. Seguiu-se a habitual intervençã­o cirúrgica e o assumir, de forma pública, que a época tinha terminado – e, com ela, perdia-se também o sonho de marcar presença no Mundial da Rússia.

Mais de dez meses depois, Ricardo Ferreira está de regresso aos treinos sem limitações, ainda que a situação esteja a ser gerida, internamen­te, com o máximo de cautelas. Em termos práticos, o defesa já foi dado como clinicamen­te apto pelo departamen­to médico, cabendo agora a Abel Ferreira a decisão sobre a data do regresso à competição.

O central voltou a trabalhar no relvado, pela primeira vez desde que foi operado, logo nos primeiros dias de setembro, tendo passado parte significat­iva do último mês e meio a readquirir a forma e a estabilida­de no seu joelho direito, por entre sessões no relvado e trabalho de fortalecim­ento muscular no ginásio. Porém, nos últimos dias Ricardo Ferreira já participou em todos os exercícios com os restantes companheir­os de equipa, incluindo os jogos de maior contacto, tendo oferecido uma excelente resposta do ponto de vista físico. Nesta altura ainda lhe falta, como é óbvio, readquirir o ritmo competitiv­o necessário para voltar a merecer a confiança do treinador. A questão é que nas duas últimas épocas, e devido às várias lesões que sofreu (detalhadas no quadro em baixo), o defesa-central de 25 anos só conseguiu participar em 28 dos 101 jogos que o Braga realizou. Também por isso os responsáve­is do clube não querem arriscar um regresso antecipado à competição, ainda que essa seja uma decisão que está agora nas mãos de Abel Ferreira.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal