O Jogo

Kalindi tem perfil “para um grande”

O treinador Paulo Alves ajudou o lateral a reinventar-se no Penafiel depois de ter estado perto de ser dispensado

- MARCO FREITAS

O ex-treinador do brasileiro realça-lhe as qualidades e aponta-lhe um grande futuro. Paulo Alves, antigo ponta de lança, foi o responsáve­l pela adaptação do avançado a lateraldir­eito

Autor do golo do empate frente ao Tondela (1-1) com um pontapé fabuloso de fora da área, de primeira e na sequência de um canto da esquerda afastado pela defesa beirã, o lateral-direito Kalindi tem vindo a afirmar-se como titular na formação comandada por Costinha.

Paulo Alves, ex-treinador do brasileiro no Penafiel, foi o responsáve­l pela alteração no ADN competitiv­o de Kalindi, transforma­ndo-o de dianteiro em defesa: “Quando cheguei a Penafiel, a meio de dezembro de 2015, era avançado, extremo-direito, e como praticamen­te não tinha sido utilizado, ia sair.” Mas no futebol, tudo é efémero... “Os dois laterais-direitos do plantel estavam lesionados e pusemos o Kalindi a treinar na posição. Percebi logo que teríamos ali uma solução”, contou Paulo Alves, que aguarda por um bom projeto para voltar ao ativo, a O JOGO. Resumindo as qualidades de Kalindi, o técnico diz tratar-se de um “rapaz muito humilde, que gosta de ouvir e que tem uma condição física impression­ante, atacando

Kalindi garantiu o 1-1 em Tondela com um grande golo e defendendo com a mesma intensidad­e durante os 90 minutos. Além disso, é muito rápido.” Fixou-se na posição e nunca mais a largou, disputando 102 jogos em três épocas pelo Penafiel: “Agarrou a oportunida­de com unhas e dentes, mesmo cometendo erros posicionai­s.”

Por tudo isto, Paulo Alves crê que Kalindi vai brilhar na I Liga. “Chegou aqui com mérito e não tenho dúvidas de que se vai impor no Nacional, sobretudo porque é daqueles jogadores que deixam tudo em campo:treinacomo­joga,sempre no máximo.” Se continuar a evoluir, o treinador diz que o lateral pode dar o salto. “Se melhorar o cruzamento e a definição do último passe, pode chegar a um grande. Depende da evolução que tiver, mas abaixo dos grandes, é certamente uma boa opção para qualquer clube”, garante. “É um rapaz muito humilde, gosta de ouvir, tem uma condição física impression­ante” “Ele ataca e defende com a mesma intensidad­e durante os 90 minutos e é muito rápido” “Se melhorar o cruzamento e a definição do último passe, pode chegar a um grande”

Paulo Alves

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal