O Jogo

OTÁVIO JOGA COMO NUNCA

No treino de ontem, o brasileiro fez gestão de esforço, para limitar os riscos de sofrer uma lesão à porta de um ciclo competitiv­o que começa contra o Vila Real e termina com o Braga

- ANTÓNIO M. SOARES

O brasileiro tornou-se uma peça-chave no FC Porto, assumindo a titularida­de nos onze jogos que os azuis e brancos levam até ao momento. Bateu todos os recordes de utilização de azul e branco

Otávio nunca foi tão utilizado no arranque de uma temporada como está a acontecer, somando até esta altura 873 minutos de jogo. Um arranque ato doo gás que obrigou agora o treinador portista a cuidados extra. Por isso, ontem o brasileiro limitou-se a fazer gestão de esforço, não tendo subido ao relvado do Olival para a única sessão do dia, que teve os primeiros 15 minutos abertos à comunicaçã­o social.

Com Vila Real (Taça de Portugal) e Lokomotiv Moscovo (Champions) a marcarem o arranque de um ciclo de sete jogos nos próximos 22 dias (um a cada três dias, em média), até àreceção ao Braga, que antecedeu manovap aragem das competiçõe­s de clubes, compreende-se a necessidad­e que Sérgio Conceição tem de gerir a condição física do brasileiro. Aliás, o treinador não quer correr riscos com Otávio, que sofreu quatro lesões musculares ao longo da época passada. Problemas que o levaram a perder 19 jogos e o afastaram da competição um total de 102 dias.

Sinal inequívoco de que Otávio se tornou peça-chave na dinâmica desenhada por Sérgio Conceiçãoé­of acto deter sido titular em todos os 11 jogos da época. Encostado na direita do ataque ou deambuland­o mais por dentro, nas costas dos avançados, o brasileiro tem sido imprescind­ível. Nesta mesma altura da temporada passada, em que tivera uma lesão muscular e perdera um jogo, o brasileiro só somava 323 minutos de utilização e apenas uma titularida­de.

De qualquer forma, os 873 minutos que acumula esta época em 11 jogos já lhe permitiram bater o recorde de utilização que tinha alcançado em 2016/17, sob as ordens de Nuno Espírito Santo, treinador que lhe tinha permitido fazer os mesmos 11 jogos a titular, mas com 837 minutos de jogo.

O rendimento tem justificad­o a aposta. Otávio leva dois golos (Belenenses e Schalke), aos quais acrescenta três assistênci­as, com Aboubakar e Maxi Pereira como destinatár­ios.

 ??  ?? Otávio leva dois golos e três assistênci­as esta época. Foi sempre titular
Otávio leva dois golos e três assistênci­as esta época. Foi sempre titular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal