O Jogo

NINGUÉM TRAVA ESTE SILVA

Só o sportingui­sta Peyroteo, que jogou entre 1938 e 1949 na Seleção, tem melhor média na lista de pontas de lança

- Enviado especial a Glasgow (Escócia) Textos MANUEL CASACA

Com 14 golos em 29 jogos pela Seleção Nacional, e com a particular­idade de só ter marcado dois em jogos particular­es, o avançado emprestado ao Sevilha já está no top 10 dos pontas de lança portuguese­s André Silva só tem 22 anos, mas já começa a escrever o seu nome na Seleção Nacional. O avançado do Sevilha soma 14 golos em 29 jogos pela equipa das Quinas, com uma média de 0,48 golos por jogo, números que poucos pontas de lança portuguese­s têm. O último golo aconteceu em Chorzów, contra a Polónia, a contar para a Liga das Nações, num jogo em que o avançado mostrou mais uma vez o seu instinto matador, primeiro ao fugir aos defesas polacos, depois ao finalizar com classe. Foi o segundo golo do avançado na prova, depois de já ter sido decisivo na jornada inaugural, contra a Itália, ao marcar o único golo do encontro. Jogos oficiais são, aliás, a especialid­ade do jogador que é a referência atacante da equipa. Dos 14 golos que apontou, só dois foram em jogos particular­es. As exceções foram os encontros com Chipre e Tunísia.

Sem contar com jogadores como Cristiano Ronaldo, o melhor marcador da Seleção Nacional, com 103 golos, e Eusébio, este com 41 remates certeiros, por se tratar de um trabalho centrado apenas nos pontas de lança que representa­ram

Nas Ilhas Faroé, em 2016, conseguiu o primeiro hat trick ao serviço da Seleção Nacional

a equipa das Quinas, André Silva já vê o seu nome no top 10 dos pontas de lança e, a manter a média, promete subir rapidament­e na lista de goleadores. O avançado do Sevilha tem a particular­idade de superar quase todos os pontas de lança que vestiram a camisola de Portugal, se analisarmo­s a média de golos em apenas jogos oficiais. Neste capítulo, tem uma média de 0,60 golos por jogo, superando, por exemplo, Pauleta, uma das referência­s da Seleção Nacional durante vários anos. O Ciclone dos Açores apontou 47 golos em 88 jogos pela Seleção A, mas 25 desses golos foram nos 45 jogos ditos amigáveis.

Contabiliz­ados os golos dos pontas de lança que representa­ram a Seleção Nacional, apenas um jogador conseguiu melhor média do que André Silva: Peyroteo, antigo atleta do Sporting, marcou 15 golos em 20 jogos, uma média de 0,75 golos por jogo, masco ma curiosidad­ede só ter efe tu ado um jogo oficial, tendo marcado um golo nesse mesmo encontro; todos os outros que marcou pela Seleção entre 1938 e 1949 foram alcançados em jogos particular­es.

A juntar ao excelente momento que atravessa no ataque do campeão europeu, André Silva tem mostrado no campeonato espanhol a sua veia goleadora. Soma sete golos em dez jogos e está em segundo lugar na lista de melhores marcadores, atrás de Stuani, avançado do Girona, mas à frente de jogadores como Messi e Griezmann. Isto além de já ter realizado jogos em que foi decisivo para a liderança do Sevilha no campeonato espanhol.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal