O Jogo

LARANJA ACENTUA CRISE DA ALEMANHA

Holanda vence 26 anos depois um jogo oficial contra a Mannschaft, que vai acumulando resultados dececionan­tes desde o Mundial da Rússia

- ANTÓNIO PIRES

Foram três golos de diferença no marcador mas poderiam ter sido mais, tendo em conta as ocasiões soberanas desperdiça­das pela Holanda no jogo em que venceu (3-0) a Alemanha, que, ainda assim, fez mais remates: 21 contra 14. Uma pesada derrota para a Mannschaft – apenas três vitórias nos últimos 12 jogos – no dia em que o selecionad­or Joachim Low cumpriu o jogo 168 ao comando dos germânicos, superando Sepp Herberger e estabelece­ndo um recorde.

Para os holandeses, o triunfo teve ainda o sabor especial de ser o primeiro contra este rival em jogos oficiais desde a fase de grupos do Euro’92, altura em que o atual selecionad­or, Ronald Koeman, jogava ainda pela equipa laranja.

A Holanda fora derrotada na jornada anterior pela França – queempatar­acomaAlema­nha antes – e este triunfo relança as possibilid­ades de discutir o primeiro lugar, que fica agora muito complicado de alcançar pelos alemães.

Num jogo em que o 4x3x3 de Koeman, sem um verdadeiro ponta de lança, se revelou um problema para a Alemanha – onde Kimmich surgiu supreenden­temente a trinco –, o primeiro golo nasceria, contudo, de um lance de bola parada. Numcanto,Neuerdeixo­upassar a bola, Babel cabeceou à trave e, na recarga, o central Van Dijk abriu a conta.

Com as entradas de Sané e Draxler, a Alemanha cresceu na segunda parte, mas os minutos finais foramlhe fatais. Em contra-ataque, a Holanda marcou por Promes e Wijnaldum e podia ter feito mais.

 ??  ?? Van Dijk abriu as contas da Holanda na sequência de um canto
Van Dijk abriu as contas da Holanda na sequência de um canto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal