O Jogo

Viveiro do Seixal “vai explodir”

CERTEZA De malas aviadas para o Mónaco, onde será adjunto de Henry, João Tralhão vinca aposta na formação, que vê imparável

- FREDERICO BÁRTOLO

“O presidente é um visionário, meteu a máquina a andar” João Tralhão Ex-treinador dos sub-23 do Benfica

João Tralhão esteve 18 anos nos quadros do Benfica e foi campeão nacional de juniores duas vezes e finalista da UEFA Youth League também em duas ocasiões, ambas sem sucesso

Um dia depois de Luís Filipe Vieira ter aberto a porta do plantel principal a Ferro, Florentino e Jota, o ex-técnico dos sub-23 assina por baixo, orgulhoso por ter ajudado a colocar jovens na “alta-roda”

João Tralhão recordou os melhores momentos dos 18 anos de percurso no Benfica – que começaram como treinador estagiário de benjamins (sub-9) e terminaram nos sub23 do clube, um projeto recente – e o denominado­r comum teria de ter a palavra formação. Na entrevista à BTV, o agora adjunto de Thierry Henry no Mónaco espelhou o orgulho pelo processo: “Sem dúvida que o melhor momento é ver estes meninos a afirmarem-se no futebol internacio­nal. Essa é a nossa maior recompensa, vê-los na alta-roda do futebol mundial, a jogar no Estádio da Luz... Conseguimo­s colocar a formação do Benfica entre as melhores da Europa.”

Realçando nunca ter pensado “no fim da ligação” com o Benfica, mas reconhecen­do a oportunida­de “incrível e surpreende­nte” com um treinador “fantástico” nos monegascos, Tralhão elogia a aposta no Seixal e continuou a ideia deixada na véspera por Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, que garantiu oportunida­des crescentes aos jovens – Ferro, Florentino e Jota à cabeça. “Realizámos o sonho de colocar jovens na equipa principal do Benfica [Rúben Dias, Gedson, Renato Sanches, Alfa Semedo, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, Lindelof e João Cancelo como maiores destaques]. O presidente é um visionário, meteu a máquina a andar. A formação vai explodir e ninguém a vai agarrar”, reiterou o técnico de 38 anos, campeão nacional de juniores duas vezes e finalista vencido em duas ocasiões na UEFA Youth League. Foi preparador físico da equipa sénior em 2007/08 e L ui são expressou a“admiração por uma pessoa ímpar .” T ralhãotraç­ou ainda a evolução do percurso. “Quando comecei, era um menino. Comecei aos 20 com os escalões de base. Ajudaram-me muito a perceber o que era o treino, a minha função enquanto treinador, a ser um amigo, um pedagogo”, conclui.

 ??  ?? João Tralhão treinou vários escalões de formação das águias e orientava atualmente os sub-23
João Tralhão treinou vários escalões de formação das águias e orientava atualmente os sub-23

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal