O Jogo

“A minha mãe disse que não ia ganhar dinheiro”

Ser rejeitado na formação do FC Porto foi duro, mas um momento em família funcionou como um clique

-

Uma lesão nas costas no Leixões, para a qual não parecia haver solução, fez o avançado repensar o sonho de vencer no futebol. Certo é que, por agora, esse vai levando a melhor sobre o curso de Economia

Conversa com a mãe fez André Pereira dar tudo para mostrar à progenitor­a que a saída prematura do FC Porto não tinha sido o fim do sonho.

Como encarou a dispensa do FC Porto na formação?

— Para uma criança é complicado ser rejeitado. É duro...

Pensava que este sonho já não se concretiza­ria?

— Sim. Tive momentos em que pensei que seria complicado voltar.

Teve, pelo menos, uma lesão complicada na formação. Como foi esse período?

— Tive uma lesão nas costas no último ano de juniores. Foi uma lesão que ninguém conseguia tratar e que me trouxe alguns problemas. Não tanto pelas dores, mas antes pela duração da lesão, porque estava a tornar-se chato e já não conseguia jogar. Depois, procurei ajuda fora do Leixões e, por ter feito isso, também tive alguns problemas com a Direção. Mas, na altura, não estavam a conseguir tratar-me lá e um jovem com 18 ou 19 anos quer é jogar. Não estava a dar de um lado, tentei do outro e, por acaso, deu resultado.

O convite do FC Porto B foi uma recompensa para a aposta feita no futebol?

— Sim. A minha mãe disseme uma coisa que mudou a minha vida naquela altura em que passei por clubes de divisões mais inferiores. Disse-me que nunca iria ganhar dinheiro no futebol. Isso deu-me um clique na cabeça e fez-me mudar tudo. Fezme perceber que era isto ou não era. Quando disse à minha mãe que tinha assinado pelo FC Porto foi muito bom.

Qual foi a reação dela?

— Disse-me logo: “Não penses que vais deixar de estudar.” [risos]

Como corre o curso de Economia?

— Neste momento, está congelado. Falta-me um ano para o terminar, mas preferi congelar a matrícula, porque o futebol é mais importante para mim. Espero retomá-lo mais tarde.

“Tive momentos em que pensei que seria complicado voltar ao FC Porto”

 ??  ?? André Pereira recordou os momentos difíceis da sua carreira
André Pereira recordou os momentos difíceis da sua carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal