O Jogo

Fontelas saúda “menos ruído”

O presidente do CA fez um balanço positivo do início da época e explicou como atua o organismo

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Não tornar públicas as classifica­ções e só divulgar as nomeações nos dias dos jogos tranquiliz­a os juízes, explicou Fontelas Gomes em entrevista à SIC. Avaliação é contínua, mas o erro inevitável

José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), fez um balanço positivo das primeiras sete jornadas e explicou as alterações­introduzid­a srecenteme­nte .“Há menos ruído, não só pelo uso do VAR mas também pelas prestações dos árbitros. Iniciámos oproje to háu mano, fomos pioneiros. Ninguém tinha experiênci­a com o VAR. Depois caímos numa questão de interpreta­ção”, afirmou o dirigente, em entrevista à SIC Notícias. Fontelas Gomes sublinhou que não é possível “acabar com os erros todos”, mas que se trabalha todas as semanas para isso: “O stress na sala do VAR, o árbitro querer tomar a melhor decisão... são humanos que estão a analisar.”

Por outro lado, Fontelas Gomes esclareceu a reação do CA ao desempenho de Bruno Paixão no Braga-Rio Ave, normalizan­do a “chamada de atenção” num quadro de análise constante. “Não lhe chamaria castigo, é uma proteção ao próprio árbitro quando as coisas não correm bem. Todas as decisões e não decisões são avaliadas e penalizada­s”, frisou o presidente do CA, que explicou a criação de um quarteto permanente de árbitros com funções de VAR, composto por Bruno Paixão, Vasco Santos, Bruno Esteves e Luís Ferreira: “Uns desceram de divisão, outros tomaram uma opção. Há épocas que não correm bem, não quer dizer que sejam maus, até porque nas épocas anteriores tiveram boas classifica­ções. Coloca-selhes o chavão de árbitros fracos, mas não são.”

Noutro ponto, o dirigente deu eco da “satisfação” dos árbitros com o modelo de avaliação. A cada semana, os juízes recebem uma apreciação qualitativ­a. Apenas no final da época os árbitros recebem as notas e a classifica­ção final, numa tabela que deixou de ser pública. “Essa alteração, assim como a divulgação das nomeações apenas no dia do jogo, tem o objetivo de acabar com a pressão e ruído”, frisou.

“O stress na sala do VAR, querer tomar a melhor decisão... são humanos”

Fontelas Gomes

Presidente do CA

 ??  ?? José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF
José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal