O Jogo

“ASNEIRAS” DÃO PROCESSO A MOU

Técnico do United foi acusado pela federação inglesa de “linguagem imprópria e insultos”. Deve responder até sexta-feira

- ANTÓNIO PIRES

Após o jogo contra o Newcastle, em que os red devils viraram um 0-2 para 3-2, Mourinho dirigiu-se para uma câmara de televisão e foi evidente que proferiu vários palavrões em português

A federação inglesa (FA) deduziu uma acusação contra José Mourinho, treinador do Manchester United, pelos comentário­s por este efetuados em português, na direção de uma câmara de televisão, após o triunfo dos red devils, por 3-2, sobre o Newcastle, no dia 6 de outubro. É alegado que o Special One fez uso de “linguagem imprópria, abusiva e insultuosa” e, para o determinar, a FA recorreu a especialis­tas em leitura labial, que interpreta­ram as palavras de Mourinho como ofensivas. Aliás, para um português é evidente que da boca de José Mourinho saíram diversos palavrões. Perante a acusação, o técnico tem agora até às 18h00 de sexta-feira para fazer a sua defesa e enfrenta uma multa e uma eventual suspensão.

Desde que regressou a Inglaterra para a segunda passagem pelo Chelsea, em 2013, o treinador português já enfrentou diversas vezes processos disciplina­res por parte da FA, tanto por ações como por comentário­s. De acordo com uma recolha efetuada pela Press Associatio­n, as nove situações anteriores em que foi punido custaram ao técnico português um total de 215 mil libras (cerca de 244 mil €) em multas e ainda quatro jogos de suspensão (um de cada vez).

A última vez que o técnico do United se viu nesta situação foi há quase dois anos, numa sequência de três castigos. Em 27 de outubro de 2016 foi multado em 50 mil libras devido aos comentário­s sobre a atuação do árbitro Anthony Taylor antes da partida contra o Liverpool. Dois dias depois, na partida contra o Burnley, Mourinho foi expulso na segunda parte pelo árbitro Mark Clattenbur­g, por uso de “linguagem imprópria” contra um oficial de jogo. Foi suspenso um jogo e multado em oito mil libras. A 27 de novembro de 2016, por ter chutado uma garrafa de água durante um jogo com o West Ham, voltou a ser expulso, teve de cumprir mais uma partida na bancada e pagou mais 16 mil libras.

O treinador luso já cumpriu no passado quatro jogos de suspensão e pagou 215 mil libras (cerca de 244 mil euros)

 ??  ?? José Mourinho regressa no próximo sábado a Stamford Bridge
José Mourinho regressa no próximo sábado a Stamford Bridge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal