O Jogo

O Bila mostrou que pode crescer

Dentro do campo, a eliminatór­ia foi desequilib­rada, mas, no capítulo da preparação da festa, a Taça foi boa

-

Um grande esforço para organizar a eliminatór­ia deu razão à franja de adeptos que sonha ver o clube num patamar superior. Nem os petiscos faltaram na enchente no Monte da Forca

Aqueles que sentem o emblema transmonta­no como deles, que sabem de cor e contam, incrédulos, que nunca o Vila Real – o Bila, para os adeptos – esteve quatro temporadas consecutiv­as a competir nos escalões distritais, tiveram na noite de ontem um argumento poderoso para alimentar futuras discussões sobre a pertinênci­a de programar uma caminhada rumo aos campeonato­s profission­ais–organizaçã­o não será um problema, isso ficou claramente­demonstrad­o. A equipa diretiva dos transmonta­nos nem sequer esqueceu que o futebol à hora de jantar sabe melhor se for servido com o estômago aconchegad­o e, no processo que transfigur­ou o Monte da Forca, incluiu o convite a um restaurant­e local, do Outeiro, para se juntar ao cenário e assar um porco. Cozinhado por mãos habituadas a estas aventuras, não no futebol, mas em feiras, a iniciativa foi um sucesso e a espera para o pontapé de saída da eliminatór­ia revelou-se uma delícia e à medida de uma enchente que começou a desenhar-se bem cedo.

Subir o Monte da Forca, numa das entradas de Vila Real, foi entrar numa organizaçã­o que permitiu uma eliminatór­ia ordeira, com estacionam­ento à farta para os quatro mil adeptos esperados e para todos os profission­ais que dão corpo ao jogo, mesmo a convidar à festa e a tudo o que oferece para saborear, desde os petiscos até à chegada das equipas, um ritual que,recentemen­te, parecesubs ti tuídopel apressa de fazer um vídeo do autocarro a entrar no recinto. Foi preciso esperar até faltar uma hora para o pontapé de saída para ver o FC Porto, já muito depois de o Vila Real ter sido recebido como um grande – pelo adeptos e pela moldura técnica que envolveu o jogo.

A Taça de Portugal dividiu muitos transmonta­nos simpatizan­tes do FC Porto, mas, à medida que o resultado cresceu, a avaliar pelos rostos sérios na bancada, não terá faltado quem tenha sentido diluirse essa sensação para se enternecer com a equipa que quer continuar a crescer para sair dos distritais e luta por outra enchente, lá mais adiante. Foi-se a Taça, fica a luta pelo título, a vontade de mais noites assim.

 ??  ?? Não faltaram comes e bebes antes do apito inicial
Não faltaram comes e bebes antes do apito inicial
 ??  ?? O Monte da Forca encheu para ver o campeão e os “heróis” de Vila Real
O Monte da Forca encheu para ver o campeão e os “heróis” de Vila Real
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal