O Jogo

“Às vezes, fazes 40 remates e perdes 1-0”

SERIEDADE Técnico quer evitar surpresas e pede responsabi­lidade aos seus jogadores. Para o Loures, elogios: “Tem uma ideia de jogo bem construída e atualizada”

- BRUNO FERNANDES

Erguer o troféu no Jamor é o objetivo natural de um Sporting favorito para o duelo com o Loures, mas que tem de o demonstrar em campo, sob pena de ser alvo das tais surpresas que acontecem na prova-rainha

A classifica­ção do Loures engana e só um Sporting precavido pode seguir em frente. Peseiro deixa o alerta e espera que seja cumprido à risca. Que antevisão faz à estreia na Taça de Portugal e o que espera de um adversário que é, literalmen­te, de outro campeonato? —A Taça é uma competição que queremos vencer. Para isso é necessário eliminarmo­s o Loures, sabendo que esta é uma prova muito específica, de ilusão, em que todos os jogadores – e nomeadamen­te os do Loures – querem mostrar o seu valor. As equipas e as pessoas que estão envolvidas nessas equipas têm sempre essa ilusão de poder provocar uma surpresa, de mostrar que têm valor de outras divisões; o Loures tem essa ambição e cabe-nos, pela responsabi­lidade, pelo favoritism­o, e por ambicionar­mos ganhar esta Taça, termos de fazer um jogo sério e responsáve­l. É preciso ter foco total para vencer. Estamos preparados para isso. Sente a equipa ansiosa para voltar a jogar tanto tempo depois da derrota com o Portimonen­se? —Não. Já esquecemos isso e estamos com vontade de jogar. Quem é profission­al de futebol gosta de jogar e, de preferênci­a, duas vezes por semana. Já passou, foi um percalço e estamos focados para este jogo.Éae liminar, queremos chegar à final da Taça, queremos ganhar esta Taça e para o faz e ré preciso estarmos prontospar­a vencer amanhã[ hoje ]. Há muitas surpresas na Taça de Portugal e nós não queremos ser uma delas. A nossa responsabi­lidade é sermos favoritos e querer estar na final. O Loures é uma equipa desconheci­da para a maioria das pessoas. Que pontos quer explorar? —Queremos comandar o jogo, dominá-lo. Sobre o Loures, é uma equipa que gosta de jogar um jogosuperi­oràdi visão onde está–e não seis eé por isso que tem os pontos que tem [sete em 24 possíveis, ocupando a 13.ª posição da Série C do Campeonato de Portugal]. Tem uma ideia de jogo bem construída, adequada e atualizada. Vocês verão – aliás, espero que não vejam, pois é sinal de que não deixaremos que o Loures jogue como quer. Tem uma dimensão de jogo, e confrontan­do com algumas equipas contra as quais jogámos em particular­es, da II Liga, diferencia­da. Já esteve no outro lado, agora está num grande. Por conhecer ambas as realidades, acrescenta-lhe favoritism­o para este jogo? —Of avo ritoéo Sporting. Quando estava no Nacional, então na II Divisão B, viemos empatar a Alvalade, 3-3, e depois fomos eliminados em casa. Na altura, não havia penáltis. É essa a ilusão que os jogadores têm. Não têm tanta responsabi­lidade e isso traz tranquilid­ade. O Sporting tem mais recursos e responsabi­lidade, é favorito mas tem de o demonstrar em campo para não proporcion­ar aquilo que já aconteceu a outras equipas com mais argumentos. Às vezes, podes fazer 40 remates à baliza e perder 1-0. E, às vezes, perdes sem o adversário fazer um remate, num autogolo. Temos de estar precavidos.

“Queremos chegar à final e queremos ganhar esta Taça. Mas há surpresas e não queremos ser uma delas”

José Peseiro

Treinador do Sporting

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal