O Jogo

Polónia no caminho e Kownacki assusta

A seleção treinada por Rui Jorge vai disputar com os polacos o apuramento para a fase final da prova, marcada para junho de 2019, em Itália

- MANUEL CASACA

Segunda classifica­da do Grupo 3, a Polónia acabou a fase de qualificaç­ão sem derrotas , tendo marcado 22 golos em 10 jogos. Kownacki, avançado da Sampdória, é a referência de todo o ataque polaco

A Seleção Nacional de sub-21 vai defrontar a Polónia no play-off de apuramento para a fase final da categoria. Com jogos marcados para 12 e 20 de novembro, a equipa portuguesa vai disputar em casa a segunda mão, o que poderá ser uma vantagem, numa eliminatór­ia que se prevê muito disputada, tendo em conta o valor do adversário.

O adversário de Portugal é treinado por Czesław Michniewic, técnico que levou o Zaglebie Lubin ao título de campeão polaco em 2006/07 e à vitória na supertaça no ano seguinte. Com 48 anos, Michniewic chegou há um ano ao comando da seleção, depois de passar por vários clubes do seu país.

Apesar de ser uma equipa fisicament­e forte, a seleção da Polónia tem muita qualidade técnica, boa circulação de bola e é pouco faltosa, cometendo em média 10 faltas por jogo.

Apesar de ter terminado em segundo lugar no Grupo 3 de apuramento para o Campeonato da Europa que se irá realizar de 16 a 30 de junho de 2019, em Itália, com menos um ponto do que a Dinamarca, a Polónia não perdeu nenhum dos 10 jogos, registando seis vitórias e quatro empates. Com os dinamarque­ses venceram em casa, por 3-1, e empataram (1-1) fora.

Por tratar-se de uma seleção que gosta de praticar um futebol ofensivo, defensivam­ente a equipa apresentou algumas lacunas, tendo sofrido nove golosemdez­jogos. Emsentido contrário, o ataque mostrou uma enorme capacidade de finalizaçã­o, tendo marcado 22 golos. Desses, 10 foram da autoria de Dawid Kownacki, ponta de lança que joga com o 9 na seleção e o 99 na Sampdória. A cumprir a segunda temporada no clube de Génova, o promissor atacante bem pode ser considerad­o o sucessor de Lewandowsk­i, atualmente com 30 anos. Kownacki tem apenas 21 e está a afirmar-se no campeonato italiano. Depois dos oito golos que marcou em 24 jogos na Serie A em 2017/18, esta época marcou um, contra o Frosinone, em sete jornadas. Fisicament­e forte, potente, comcapacid­adeparajog­arcom os dois pés e um bom jogo de cabeça, o avançado já conta com quatro internacio­nalizações pela seleção principal, tendo mesmo estado no Mundial da Rússia. Depois de ter entrado com o Senegal, foi titular contra a Colômbia.

 ??  ?? A equipa de Rui Jorge joga na Polónia a 12 de novembro e oito dias depois recebe a formação da Europa central
A equipa de Rui Jorge joga na Polónia a 12 de novembro e oito dias depois recebe a formação da Europa central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal