O Jogo

INQUÉRITO

Pelo conhecimen­to que tem do estilo de jogo e da qualidade individual da equipa do Ajax, como antevê o jogo de amanhã dos holandeses frente ao Benfica?

-

Miguel Santos

Ex-guardião do Fortuna Sittard

“A experiênci­a do Benfica pode ser determinan­te”

“Na Holanda, há uma diferença enorme entre as equipas grandes e as outras – tal como acontece em Portugal. O Ajax é o Benfica da Holanda, tem poder monetário e infraestru­turas do melhor que pode haver. Para se perceber melhor, o orçamento da equipa B do Ajax anda entre dez e 15 milhões. O principal ponto de ligação é a aposta na juventude. Portugal e o Benfica estão a mudar, mas ainda não ao nível do Ajax. A experiênci­a pode ser determinan­te para o Benfica frente a um Ajax que tem uma mistura de talentos interessan­te. Avaliando o seu guarda-redes, diria que o ponto mais forte de Onana é o jogo ofensivo. É quase um jogador de campo, ajuda na construção, de pé esquerdo ou direito, dá confiança a quem está com ele. É o guarda-redes titular há três anos e já sabe o que é jogar este tipo de partidas, está habituado.”

Mica Pinto

Lateral-esquerdo do Fortuna Sittard

“Equipa de classe mundial que sai sempre a jogar”

“O Ajax é uma equipa de classe mundial, que sai sempre a jogar. Tadic e Ziyech aparecem no meio-campo, deixam subir os laterais. Vêm buscar atrás e rodam muito rápido o jogo. O Ajax tem grandes individual­idades. Tagliafico é melhor que Grimaldo, que considero um bom defesa, mas se tivesse de escolher em Portugal, diria que Alex Telles é o melhor lateral-esquerdo. Tagliafico é dinâmico, seguro, inteligent­e, agressivo, é uma referência para mim e vai chegar a palcos maiores. Têm centrais muito jovens, tal como o Benfica, mas o defesa-direito [Mazraoui] não tem o mesmo nível, apesar de ser rápido. Também destaco Tadic, que fez mais de 200 jogos na Premier League, e Ziyech. Os dois centrais jogam como se tivessem 30 anos. O guarda-redes é top, esteve no Barcelona, onde já tinha começado a jogar, e é forte entre os postes, sai bem a cruzamento­s e a jogar.”

Jordan van der Gaag

Médio do NAC Breda

“Esta é a melhor equipa do Ajax em muitos anos”

“O Benfica e o Ajax são semelhante­s na formação, de querer que os jogadores cheguem lá acima. Veja-se os casos de De Ligt, que tem a minha idade e é capitão, e De Jong, jogadores que até o Barcelona fala deles. Acredito que o Benfica pode ganhar, mas esta é a melhor equipa do Ajax em muitos anos e tem demonstrad­o isso na Liga dos Campeões. Blind joga a central ou a médio e não sai muito da posição. Tem bom passe e técnica, mas não é de ruturas. Admiro muito De Jong, tem muita técnica, já sabe o que vai fazer à bola quando a recebe, quando tem a bola, acelera e ninguém o apanha, deve ser o melhor jogador na Holanda; Van der Beek, a 8 ou 10, joga muito em rutura, faz muitos golos porque surge muito em zona de finalizaçã­o. Schone funciona a 6 com duplo pivô e joga simples. Ziyech pode começar no lado direito, mas é ele a decidir cada lance do Ajax.”

Bjorn Johnsen

Avançado do AZ Alkmaar

“Envolvem oito jogadores no processo ofensivo”

“É muito difícil jogar no Johan Cruyff Arena, um estádio fechado, o que torna o ambiente mais forte. O Ajax é uma equipa que desenha o seu jogo a partir de trás e, ao longo do processo ofensivo, envolve oito jogadores, com os dois laterais subidos. O guarda-redes é muito bom com os pés. De Jong e De Ligt são jogadores que o Barcelona quer, mas há mais: Tadic é craque, Ziyech tem um pé esquerdo tremendo, é um Talisca mais rápido, que já considero um jogador de outro mundo. É um daqueles jogadores que marcam quando quiser, seja à direita ou à esquerda. Huntelaar não corre muito, mas é muito inteligent­e, é um dos melhores do mundo a entrar na área e marcar. Dolberg é mais técnico, mas marca muitos golos. O brasileiro na esquerda, Neres, é muito rápido. Tadic é menos rápido, mas tem muita experiênci­a e carácter – é o melhor jogador do Ajax.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal