O Jogo

MÁRQUEZ COMO A LENDA MICK DOOHAN

Venceu GP do Japão de MotoGP e fez xeque-mate na primeira oportunida­de que teve, conquistan­do o quinto título na classe-rainha

- ANTÓNIO G. RODRIGUES

Aos 25 anos, já soma sete títulos mundiais desde a estreia no GP de Portugal de 2008. Apenas Valentino Rossi, Angel Nieto e Giacomo Agostini têm mais. Até Casillas lhe deu os parabéns

Em apenas nove temporadas completas no campeonato do mundo de velocidade, Marc Márquez soma já sete títulos mundiais. Um número que o deixa no quarto lugar da lista dos mais titulados de sempre. Ontem, no Grande Prémio caseiro da Honda, em Motegi, no Japão, o piloto espanhol venceu de forma autoritári­a, aproveitan­do um erro de Andrea Dovizioso a duas voltas do fim.

O piloto da Ducati deixou escapar a frente da mota, acabando na gravilha. O quarto lugar final de Valentino Rossi (Yamaha) entregou definitiva­mente o cetro ao catalão, que se tornou, assim, aos 25 anos e 246 dias, no mais novo piloto de sempre a sagrar-se pentacampe­ão. Com este registo, igualou outra das lendas da Honda, Michael Doohan, que conquistou cinco campeonato­s na classe de 500cc entre 1994 e 1998... mas tendo oito anos a menos que o australian­o, que se confessou “orgulhoso” por partilhar o feito com o espanhol. Na galeria dos notáveis da classe-rainha, Márquez sobe à terceira posição e pode tornar-se no melhor de sempre – Valentino Rossi tem sete títulos e Giacomo Agostini oito.

“Estou muito, muito feliz. Tem um sabor diferente por ter acontecido logo na primeira oportunida­de. Só é pena que o Dovizioso não esteja no pódio connosco, pois merecia”, comentou o piloto catalão no final.

A euforia dos festejos originou mesmo um momento dramático, pois ao ser cumpriment­ado por Scott Redding, já nos festejos do título, acabou por deslocar o ombro esquerdo. Um susto que não o impediu de ir festejar em cima de um palco improvisad­o ao lado da pista, numa máquina de videojogos, onde brincou ao “nível 7”, em alusão aos sete títulos mundiais já conquistad­os em todas as categorias.

“Era importante celebrar aqui diante dos chefes, pois assim ficam mais contentes”

Marc Márquez

Honda

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal