O Jogo

Raikkonen estragou a festa de Hamilton

Não ganhava há 113 corridas, desde o GP da Austrália de 2013, ainda pela Lotus. Esta foi a primeira vitória após o regresso à Ferrari

- ANTÓNIO G. RODRIGUES

Terceiro lugar do britânico e o quarto de Sebastian Vettel adiaram a festa do título pelo menos por mais uma semana. O alemão da Ferrari chegou a estar em 15.º, depois de mais um toque e pião

“Obrigado, Kimi. Grande corrida.” O elogio de Sebastian Vettel ao companheir­o de equipa da Ferrari, que se ouviu pela rádio mal terminou o Grande Prémio das Américas, em Austin (EUA), deixava perceber o alívio do alemão, que assim via adiada a festa do título de Lewis Hamilton. O britânico da Mercedes não foi além da terceira posição numa corrida que pareceu ter dominada e lhe deixava o título no bolso. Mas uma estratégia de duas paragens nas boxes para troca de pneus colocou-o atrás de um sempre aguerrido Max Verstappen (Red Bull) nas derradeira­s voltas, o que se revelou fatal para as aspirações de conquistar já o quinto título mundial da sua carreira.

Aliás, o triunfo de Hamilton pareceu o cenário mais provável durante muito tempo. Mas Kimi Raikkonen decidiu fazer a melhor corrida desde o seu regresso à Ferrari e estragou os planos da Mercedes. Essa indicação surgiu logo no arranque, com o finlandês a bater Hamilton no ombro a ombro das primeiras curvas, para subir à liderança. Mas Vettel quase estragou tudo ao tocar no Red Bull de Daniel Ricciardo na primeira volta, fazendo um pião que o atirou para o 15.º lugar. A recuperaçã­o que encetou parecia insuficien­te, até porque o britânico que liderava o campeonato com 67 pontos de vantagem já nem precisava de vencer. Mas a equipa mandou-o trocar de pneus oito voltas antes de Raikkonen, o que levou a uma segunda paragem a 19 do fim.

Ao reentrar em pista, Hamilton fê-lo atrás de Valtteri Bottas (que se deixou apanhar e ultrapassa­r) e de Max Verstappen, que vinha do 18.º lugar da grelha. O holandês não foi tão amigo como Bottas e o britânico ficou mesmo pelo terceiro posto, enquanto Vettel chegava ao quarto. “A segunda paragem fez-me perder muitos segundos”, admitiu Hamilton.

“A segunda paragem fez-me perder tempo, mas não sei como seria só com uma”

Lewis Hamilton

Mercedes

 ??  ?? Lewis Hamilton perdeu logo no jogo do “empurra” com Kimi Raikkonen
Lewis Hamilton perdeu logo no jogo do “empurra” com Kimi Raikkonen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal