O Jogo

Penáltis são a nova praia do Espinho

ESPINHO Tigres já eliminaram três equipas nas penalidade­s. Ac. Viseu foi a última vítima

- JOSÉ PEDRO RIBEIRO

Em Espinho também houve Taça, com os tigres a eliminarem o Académico, da II Liga. Na Costa Verde não há receio da “lotaria”. Em 25 tentativas, os tigres convertera­m 22 – uma taxa de eficácia de 88 por cento

A marca dos onze metros tem sido uma zona de conforto para o Espinho, que no sábado eliminou o Académico de Viseu da Taça de Portugal após uma série de 12 grandes penalidade­s (11-10). Um feito que mais épico se torna quando atentamos aos últimos dois confrontos­dostigresn­aprova, diante de Cinfães (5-4) e Sintrense (6-5 nas g.p.), que também foram vencidos seguindo a mesma receita.

O ponta de lança brasileiro Gustavo Moura foi o décimo jogador dos espinhense­s a ser chamado à cobrança do castigo máximo (precedeu o guardarede­s Rui Nibra), mas garante que estava preparado. “No nal dos treinos treinamos sempre os penáltis e já estávamos prevenidos para isso”, afirma o reforço, que é já o melhor marcador da equipa, com cinco golos, incluindo um, aos 71’, frente aos beirões. Já recomposto desse combate, Gustavo não tem dúvidas de que o Espinho mereceu. “Foi um bom jogo para testar o valor da nossa equipa. Sabíamos que ia ser difícil, mas estávamos determinad­os a ganhar”, disse o atleta de 22 anos, que chegou à Costa Verde no último defeso vindo do Volta Redonda, do Rio de Janeiro, e com o estatuto de melhor marcador do campeonato carioca de sub-20.

Com um lugar na 4.ª eliminatór­ia da Taça, o que já não acontecia desde 2014, ano em queostigre­sforamelim­inados pelo Sporting, o que se espera em Espinho é que o clube possa receber de novo a visita de um dos grandes da I Liga, embora haja também quem peça um adversário mais acessível. Já Gustavo não alinha em previsões. “Independen­temente da equipa que o Espinho pegar, nós vamos trabalhar forte. Estaremos prontos para enfrentar o que o sorteio determinar”, assegura. E se voltarem a ter de decidir a partida nas grandes penalidade­s, o atacante carioca garante que não vão tremer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal