O Jogo

“NÃO OLHO PARA A TABELA”

SÉRGIO CONCEIÇÃO O FC Porto soma quatro pontos e o Lokomotiv nenhum, mas o treinador não se ilude. Este jogo tão depressa abre as portas do apuramento como relança os russos

- ANTÓNIO M. SOARES

O dragão está preparado para um adversário com forte presença na área e algumas nuances táticas lá na frente, mas tem armas para as combater. Marega na frente? Também há Brahimi, Corona...

Foi com cautelas que Sérgio Conceição abordou a conferênci­a de Imprensa que lança o jogo de hoje com o Lokomotiv Moscovo. O treinador do FC Porto não acredita que os russos mudem a abordagem habitual por precisarem de ganhar, sob pena de ficarem praticamen­te fora das competiçõe­s europeias. Consciente de que vai ter um jogo difícil pela frente, o treinador nem quer ouvir falar da classifica­ção do Grupo D.

A responsabi­lidade de o Lokomotiv ter de assumir o jogo muda alguma coisa na sua estratégia?

—Não muda nada, até porque tive a oportunida­de, desde que saí do hotel, de ouvir o treinador da equipa adversária. Ele até teve uma expressão engraçada: ‘Não nos podemos atirar a um rio sem saber se temos capacidade para voltar a nadar para a margem.’ Nós vemos a equipa adversária como um todo e também por aquilo que pode fazer a nível individual. Temos de ver quais são as dinâmicas da equipa e perceber o que podemos fazer para a contrariar.

Semin definiu como importante­s os momentos de recuperaçã­o de bola e a agressivid­ade que o FC Porto coloca na disputa dos lances...

—Aquilo que ele quis dizer é que o FC Porto é uma equipa agressiva, dentro daquilo que é a agressivid­ade do jogo. Mas isso faz parte dos princípios da nossa equipa, até para que estejamos sempre equilibrad­os. Semin analisou bem aquilo que é o FC Porto. Nós também conhecemos muito bem o Lokomotiv. Estamos preparados para uma dinâmica interessan­te, para um avançado com presença forte na frente, para algumas trocas posicionai­s entre os dois irmãos [Miranchuk], grande largura e profundida­de. Estamos preparados para as caracterís­ticas ofensivas do Lokomotiv. Mas é errado pensarem que pode existir algum conforto da parte do Lokomotiv. É um jogo importante para eles, é um jogo que pode reabrir as contas da passagem aos “oitavos”. Temos de estar mais atentos e mais vivos no jogo para levar daqui um resultado positivo.

Moscovo, vencendo sempre. Reparou nisso?

—Vejo poucas estatístic­as. Cada jogo tem a sua história, não é para aí que temos de olhar. A grandeza do FC Porto é sabida, somos um clube histórico, mas não olho para isso com algum tipo de pressão. Também não olho para a classifica­ção do grupo. Olho para o jogo e sei que vamos apanhar uma equipa muito difícil e com a certeza de querer ganhar os três pontos.

O facto de o Lokomotiv ser quase obrigado a ganhar pode levar o FC Porto a explorar o contra-ataque, com Marega?

—Há o Marega, mas também o Corona, o Brahimi, etc... Isso será apenas um dos momentos do jogo, nada mais.

“Estamos preparados para um avançado com presença forte e para trocas posicionai­s dos irmãos Miranchuk” “Temos de estar mais atentos e mais vivos no jogo para levar daqui um resultado positivo”

Sérgio Conceição Treinador do FC Porto

 ??  ?? Confiança: o treinador portista sorriu ao grupo antes do treino de adaptação
Confiança: o treinador portista sorriu ao grupo antes do treino de adaptação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal