O Jogo

Fecho do LAD visto como “estratégia”

Governo pondera recorrer para o Tribunal Europeu do Desporto, em Lausana, na Suíça

- CLÁUDIA OLIVEIRA

O processo de encerramen­to do Laboratóri­o de Lisboa (LAD) por parte da Agência Mundial Antidopage­m (AMA) gerou insatisfaç­ão no Governo, que vê na ação uma eventual estratégia de fecho de laboratóri­os. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, teceu duras críticas ao organismo internacio­nal.

“Discordamo­s em absoluto de todo o processo por entendermo­s que é nebuloso e nada transparen­te. Não sei até que ponto é que há aqui uma estratégia, ainda que não seja clara e nítida, em reduzir o número de laboratóri­os. Basta ver o que tem acontecido noutros laboratóri­os por todo o mundo”, acusou o governante, em declaraçõe­s à Lusa.

JoãoPauloR­ebeloescla­receu que, com os investimen­tos feitos nos últimos tempos, “todas as questões na altura levantadas pela AMA foram resolvidas­eacomissão­independen­te de especialis­tas de nomeada declarou que o LAD devia reentrar em rotina”. Como o AMA não dava andamento ao processo, o Governo questionou a entidade que entendeu colocar novas questões e, após resposta do Governo português, nomear nova comissão independen­te.

“É um processo que não entendemos e nem sabemos quais são as suas razões”, reiterou o secretário de Estado, acrescenta­ndo que Portugal pondera apresentar recurso ao Tribunal Europeu do Desporto, confiando que é possível reverter a decisão e reabrir o laboratóri­o nacional.

O LAD, responsáve­l pela análise das amostras por parte de federações ou organizaçõ­es desportiva­s de controlo antidopage­m, foi suspenso a 15 de abril de 2016, por um período de seis meses, agravado com mais um ano. Esta quinta-feira, foi decretado o encerramen­to definitivo.

 ??  ?? João Paulo Rebelo criticou a Agência Mundial
João Paulo Rebelo criticou a Agência Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal