O Jogo

O JOGO eleito jornal desportivo do ano

DESIGN O JOGO esteve em destaque na edição deste ano dos prémios ÑH para o melhor grafismo jornalísti­co na Península Ibérica e América Latina

-

Competindo na mesma categoria de jornais internacio­nais como o espanhol “Marca”, o mexicano “El Gráfico” e o brasileiro “Extra”, O JOGO acabou por arrebatar o primeiro prémio

O jornal O JOGO foi distinguid­o como o jornal popular e desportivo do ano pelos prémios ÑH2018 – O Melhor Design Jornalísti­co de Espanha, Portugal e América Latina. A concurso estiveram 2318 trabalhos produzidos por 113 publicaçõe­s de 12 países diferentes, numa iniciativa do Capítulo Espanhol da Society for News Design (SND-E) e da SND Sudamérica. Na mesma categoria de O JOGO (diário popular e desportivo) os finalistas foram os espanhóis de a “Marca”, os mexicanos de “El Gráfico”eosbrasile­irosde“Extra”. Recorde-se que o desenho gráfico original de O JOGO foi realizado em 2014 – com destaque para a introdução de um novo logótipo – pelo estúdio Erreacomun­icacion sob orientação do Diretor de Arte do jornal, Armando Alves.

Os Prémio ÑH, equivalent­es aos Óscares do design jornalísti­co, têm como objetivo reconhecer o valor do grafismo nos meios de comunicaçã­o e a iniciativa já conta 14 edições. Até 2016, a participaç­ão estava limitada a publicaçõe­s de Portugal e Espanha, mas foi entretanto aberta aos países da América Latina. A entrega dos prémios está agendada para o dia 23 do próximo mês, coincidind­o com a realização do Congresso ÑH2018 em Madrid.

A Society for News Design (SND) é uma organizaçã­o internacio­nal de profission­ais de jornalismo, com mais de 2500 membros originário­s de mais de 50 países divididos em 21 regiões, tendo sido fundada em 1979, nos Estados Unidos.

Entre os restantes trabalhos distinguid­os, destaque para o também português “Público” que venceu a categoria de diário nacional do ano enquanto “Extra” (Brasil), “Man on the Moon” (Espanha) e “Ara” (Espanha) foram os restantes premiados.

O júri dos prémios, que se reuniu em Buenos Aires, é constituíd­o pelos seguintes profission­ais e académicos: Aires Jaime Serra (Espanha), Saulo Santana (Bild am Sonntag, Alemanha), Rodrigo Morales (Q’Hubo, Colômbia), Nuri Ducassi (Toronto Star, Canadá), Eliana Vaca (Chicas Poderosas, Colômbia), Guilherme Falcão (Nexo, Brasil), Alexandro Medrano (Excelsior, México), Carlos Vázquez (Clarín, Argentina) y Miguel Ángel Jimeno (Universida­d de Navarra, Espanha).

 ??  ?? O júri, composto por jornalista­s e académicos, reuniu-se em Buenos Aires
O júri, composto por jornalista­s e académicos, reuniu-se em Buenos Aires

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal