O Jogo

NA LUTA ATÉ AO FIM

Benfica teve de saber sofrer para passar em Guimarães. Manteve-se invicto antes do clássico na Luz. Vitória foi coletivo e combativo

- PAULA CAPELA MARTINS

O Benfica venceu num dos campos mais difíceis mesmo para um candidato ao título, conseguind­o o quarto triunfo na Liga, mas necessitan­do de lutar até ao soar da buzina.

Favorito, o Benfica entrou a resolver em contra-ataque, mas acabou suplantado por um V. Guimarães mais coletivo, a criar situações de finalizaçã­o, que lhe permitiu partir para o segundo período na frente, com um triplo de Novak. O equilíbrio manteve-se antes do intervalo e com os vitorianos no comando. Gradualmen­te, a equipa da Luz foi imprimindo mais intensidad­e, melhorado na defesa e tirando o adversário das suas posições.

A capacidade física do Benfica evidenciou-se no último parcial: depois de o Vitória ter andado muito tempo à frente, a equipa da Luz, aproveitan­do uma entrada precipitad­a por parte dos anfitriões, deu a volta graças ao jogo exterior (quatro triplos).

A maior rotativida­de do Benficadei­xouemdesva­ntagemos vitorianos, que, mesmo assim, deram réplica, o que levou o técnico Fernando Sá a afirmar: “Com esta ambição, acredito que podemos surpreende­r.”

Nicchaeus Doaks, com 21 pontos (lançamento­s de dois pontos: 10/16) e oito ressaltos, e Nuno Morais, com 5/5 nos lances livres, foram peças valiosas no V. Guimarães, enquanto no Benfica, além do mais regular (Micah Downs), Cláudio Fonseca, eficaz no jogo interior, acabou com sete ressaltos (quatro deles defensivos).

Benfica e Oliveirens­e são as únicas equipas invictas. O Vitória de Guimarães, depois da derrota com o Esgueira em Aveiro, perdeu agora com os encarnados, seguindo-se o CAB. O Benfica vai preparar a receção ao FC Porto (dia 3, às 15h00).

 ??  ?? Cláudio Fonseca, muito eficaz no jogo interior, tenta furar entre Tadic e Doaks
Cláudio Fonseca, muito eficaz no jogo interior, tenta furar entre Tadic e Doaks

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal