O Jogo

FC Porto tem tudo para acabar em primeiro

- Jesualdo Ferreira

1

O Benfica complicou seriamente a sua carreira nesta edição da Champions ao perder em Amesterdão com o adversário que vai ser o concorrent­e direto na luta pelo apuramento, tal como escrevi aqui quando foi conhecido o sorteio, uma vez que o Bayern parece-me fora desta discussão, porque acabará por impor o seu poderio com maior ou menor dificuldad­e. Depois de na última temporada ter feito a pior prestação de sempre na Champions, o Benfica precisa de limpar essa imagem, foi com essa vontade que partiu para esta edição, apesar de ter pela frente a poderosa equipa alemã. Perdeu com naturalida­de o primeiro jogo, mas foi depois vencer à Grécia, como era sua obrigação, porque o AEK está muitos furos abaixo. O Ajax era o adversário a abater e as coisas até nem estavam a correr mal, o jogo foi dividido, o Benfica revelou personalid­ade, não transmitiu qualquer menagem de receio, não quis jogar para o empate, mas uma equipa que tem ali a hipótese de levar pelo menos um ponto – e um empate com o Ajax acabaria por ser um bom resultado – não pode sofrer um golo daquela maneira e no minuto em que foi. A experiênci­a do Benfica obrigava a outra concentraç­ão. Falhou, só falha quem anda lá dentro, mas esta derrota pode ter custos tremendos. Muita coisa terá de acontecer para passar a fase de grupos.

2

Já o FC Porto cumpriu em Moscovo com a obrigação de vencer, porque a equipa onde atuam o nosso Éder e o Manuel Fernandes não tem nível para bater este FC Porto. As circunstân­cias do jogo foram todas favoráveis à equipa portuguesa: Iker Casillas foi tremendo a defender a grande penalidade, quando o resultado estava a zeros, e deu ainda mais confiança à equipa, que depois de passar por dois sustos resolvidos por Alex Teles teve um penálti a favor. Sorte, talvez, mas a sorte tem de ser trabalhada e merecida, e o FC Porto trabalhou para ela e mereceu tê-la. O FC Porto está agora numa posição muito favorável para vencer o grupo, vai receber o Lokomotiv e o Schalke, tem tudo para se impor nesses dois jogos e garantir o primeiro lugar. Essa deve ser a principal preocupaçã­o do FC Porto, porque se o conseguir, tem sempre maior possibilid­ade de encontrar depois um adversário teoricamen­te mais acessível, embora seja improvável apanhar adversário­s fáceis nessa fase da Champions

3

O Sporting perdeu com o Arsenal, mas continua bem colocado para continuar em frente. Basta-lhe vencer os outros dois adversário­s, Qarabag e Poltava, e será apurado naturalmen­te e sem surpresa, porque é realmente superior. Vai ainda ter a possibilid­ade de jogar no Emirates, que será bom para a experiênci­a da equipa, para os jogadores, para o prestígio. O Arsenal que jogou em Alvalade, apesar de não estar completo, vinha de dez vitórias consecutiv­as, foi superior e venceu; provavelme­nte, quando o Sporting for a Londres haverá algumas poupanças do Arsenal, porque o calendário inglês é apertado e o apuramento já estará garantido. Pode também o Sporting aproveitar esse facto e impor-se em Londres, o que será altamente motivador para uma equipa que precisa mesmo de boas vitórias.

O Sporting será

apurado naturalmen­te e sem surpresa, porque é realmente superior

 ??  ??
 ??  ?? Tática do professor
Tática do professor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal