O Jogo

Os que se julgam bons e os que são bons

- Paulo Baldaia

Esta semana, em que tivemos mais uma jornada europeia, é um bom momento para recordar quem tem feito mais pela afirmação do futebol português. É que, antes de jogar, há sempre um clube que é melhor do que todos os outros, mas depois há os jogos e os resultados que se repetem. Para início de conversa, no onze ideal desta jornada da Liga dos Campeões estão Casillas e Corona, fazendo do Futebol Clube do Porto um dos poucos clubes, juntamente com Borússia de Dortmund e Liverpool, que conseguira­m colocar dois jogadores na equipa ideal. Do Benfica, que se diz ter feito um jogo fabuloso em Amesterdão e que só perdeu por azar, não está nenhum jogador.

Importa recordar que, depois de uma “surpreende­nte” vitória por 3-0 sobre o “poderoso” Sertanense, em jogo a contar para a Taça de Portugal, a Imprensa lisboeta logo se encarregou de transforma­r o Benfica no clube europeu com melhor formação, em que se destacam por estes dias o Gedson e o João Félix. Embalado pela euforia encarnada, com problemas sérios para resolver com a justiça, o presidente do clube aproveitou para pôr o país futebolíst­ico a falar de outra coisa e revelou o seu sonho de ver o Benfica ser Campeão Europeu com jogadores da formação, que eles pintam como sendo uma referência a nível mundial.

Azar dos Távoras, quis o destino que eles tivessem de ir jogar, no meio de tanta bazófia, com um clube holandês, histórico na formação, e que joga com uma série de miúdos que cresceram no Ajax. O resultado foi mais uma derrota para o Benfica, a nona em dez jogos na Liga dos Campeões. Para quem sonha e se julga destinado a ganhar esta competição com jogadores da formação, digamos que a coisa não está a correr bem. Olhando para os 10 últimos jogos nesta competição, o FCP tem cinco vitórias, três empates e duas derrotas. E até o Sporting fez melhor que os encarnados, conseguind­o duas vitórias e um empate. No ranking da UEFA, o FCP está em 10.º, o SLB em 22.º e o SCP em 33.º. Em matéria de títulos internacio­nais, nunca é de mais lembrar, o FCP tem sete títulos, mais do dobro que os conseguido­s pela Segunda Circular (Benfica 2, Sporting 1).

É claro que, percebendo que o sonho de ser campeão europeu não é senão uma quimera, a guerra dos números passou para o lado interno. Rui Vitória enganou-se ou enganaram-no e julgou ser o menos mau na Champions, mas vai dar no mesmo, porque quem quer que tenha sido o treinador dos encarnados nem metade dos jogos conseguiu vencer no atual formato desta competição.

 ??  ??
 ??  ?? Dragão do Sul
Dragão do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal