O Jogo

Há mais Diaby sobre a direita

Analisámos os dois jogos a titular do maliano e a conclusão é clara: Peseiro ganha mais em tê-lo na ala

- BRUNO FERNANDES

Diante dos axadrezado­s e em relação à deslocação a Poltava, onde começou ao meio, africano somou mais dribles, triplicou o “choque” e recuperou mais bolas. Exibição foi coroada com assistênci­a

Abdoulay Diaby foi “a” surpresa no onze do Sporting frente ao Boavista. Peseiro chamou-o para atuar na ala direita, contrária ao seu pé, acertando em cheio se compararmo­s os números recolhidos pelo “Wyscout” com os que alcançou no restante jogo em que foi lançado de início, contra o Vorskla, em Poltava.

Ponto prévio mas... essencial: na Liga Europa, o maliano atuou como elemento mais avançado do esquema do leão, ao qual estes dois registos dizem que ganha mais em colocá-lo sobre a ala. Comecemos então pelos dribles: contra os ucranianos, fintou duas vezes com sucesso em três tentativas;no domingo passo useis vezes por jogadores do Boavista em sete ações do género. Foi também encostado à linha que provou que sabe ir ao choque: disputou 29 duelos, contra os dez que teve pela frente no Leste europeu, ou seja, quase triplicou a forma como tentou interagir nas zonas onde a bola pedia um “dono”.

Faltam dois dados importante­s para acabar de pintar a exibição de Diaby, também coroada com uma assistênci­a: as recuperaçõ­es de bola. Primeiro, dizem-nos os números que diante da formação de Jorge Simão, o camisola 23 do Sporting ganhou quatro de cinco bolas no meio campo contrário, registo superior ao jogo em Poltava (só 1 em 3); depois, e de novo recorrendo à estatístic­a, percebemos que jogou de cabeça levantada, executando 19 passes certos em 25 tentativas. Na Liga Europa, Diaby combinou 13 vezes com sucesso, num total de 18 tentativas.

No final do jogo, José Peseiro também não teve dúvidas: teceu rasgados elogios ao esquerdino, cujo futebol “pede” mais minutos ao treinador. “Esteve bem a jogar como extremo. Prepará mo-lo parais soe, quando o fomos buscar, foi a pensar nessa possibilid­ade”, explicou o técnico dos leões. Além destes dois jogos a titular, Diaby apareceu em mais seis, mas com escassa utilização.

 ??  ?? Diaby fez seis dribles com sucesso frente ao Boavista
Diaby fez seis dribles com sucesso frente ao Boavista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal