O Jogo

Adeus a Lopetegui dá chance a Solari

Argentino comandava o Castilla e, tal como Zidane, vem da formação para gerir as estrelas que o agora ex-técnico do Real não fez brilhar

- FREDERICO BÁRTOLO

Ex-lateral/médio esquerdino assume interiname­nte o posto e tem duas semanas para mostrar mãos para o leme, o prazo que os merengues têm para inscrever um novo técnico na liga espanhola ontem o fim da agonia de Julen Lopetegui no comando técnico da equipa tricampeã europeia, que já amanhã será orientada por Santiago Solari, no jogo da Taça do Rei contra o Melilla. O clássico, desnivelad­o a todos os níveis (5-1 a favor do Barcelona), só confirmou o cenário há muito traçado, polvilhado pelo nono posto à décima jornada, os cinco jogos seguidos sem ganhar em La Liga e apenas seis vitórias em 14 jogos oficiais. Com o despedimen­to consumado, pouco tempo após orientar o plantel pela última vez, a Direção merengue ainda criticou o espanhol :“Entendemos que há uma grande discrepânc­ia entre a qualidade do plantel – que tem pela primeira vez na história oito nomeados para a Bola de Ouro (Courtois, Sergio Ramos, Varane, Marcelo, Isco, Modric, Bale e Benzema) – e os resultados até aqui.”

No adeus, Lopetegui sublinhou: “Agradeço ao clube a oportunida­de que me deu, aos jogadores pelo esforço e trabalho, aos adeptos pelo apoio. Desejo os melhores votos para o resto da temporada.” O acordo de rescisão prevê o pagamento de 18 milhões de euros ao ex-selecionad­or espanhol, que foi despedido pela federa-

SOLARI É O QUARTO ARGENTINO A LIDERAR O BANCO DOS BLANCOS E TEM UM PERFIL DE TREINADOR PRÓXIMO DO DE

ZIDANE

ção a dois dias do início do Mundial após ser anunciado no... Real Madrid. Aguentou 126 dias e, na era Florentino Pérez,éotéc nico espanhol que aguentou menos tempo (Camacho saiu pelo próprio pé). O presidente merengue irá agora escolher o 13.º treinador em 15 épocas.

A sete pontos do líder, aD ireçãoacre­dita na retomada equipa para disputar todos os títulos e nomeia interiname­nte Santiago Solari, até aqui técnico da equipa B (Castilla), para assumir a equipa. O argentino iniciou a carreira como treinador nos juvenis, subindo depois aos juniores eàequipaB. Segue o exemplo de Zidane, que depois de adjunto de Ancelotti, baixou ao Castilla para voltar ao banco da equipa sénior, onde venceu três Champions e uma liga. O Real tem 14 dias para firmar contrato com um treinador, devido aos regulament­os da liga, e Sola ri pode ter até quatro jogos para mostrar serviço comoin te ri no.Éo quarto argentino no cargo, foi um talentoso canhoto resgatado ao rival Atlético e revela a inteligênc­ia que tinha enquanto jogador. Era polivalent­e e autor de golaços no tempo dos galácticos. Próximo dos jogadores, sabe-se que privilegia laterais subidos e mobilidade na frente.

“Há uma grande discrepânc­ia entre o valor da equipa e os resultados até aqui obtidos”

Florentino Pérez

Presidente do Real Madrid

“Gerir um plantel é mais importante que a tática. Respeito é ganho, não imposto”

Sergio Ramos

Defesa do Real Madrid

“Equipas imaturas, treinadore­s autoritári­os. Para maduros, técnicos amáveis”

Jorge Valdano

Ex-treinador e jogador do Real

 ??  ?? Goleada em Camp Nou sentenciou Julen Lopetegui
Goleada em Camp Nou sentenciou Julen Lopetegui
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal